Física, perguntado por LuizaTrom, 7 meses atrás

por favorrrrr

preciso de 5 perguntas sobre o universo, terra e vida​

Soluções para a tarefa

Respondido por karinelopes06
0

Resposta:

1) Como será o fim do Sistema Solar?

Este não é um problema com o qual precisamos nos preocupar agora, porque o Sol ainda tem cerca de 4,5 bilhões de anos pela frente para seguir fundindo hidrogênio em seu núcleo. Contudo, este elemento irá acabar gradualmente e, conforme isso for acontecendo, o delicado equilíbrio que sustenta nossa estrela e evita que seja esmagada pela sua própria matéria vai ser cada vez mais difícil de ser mantido.

2) Como vai ser o fim do universo?

Enquanto o fim do Sistema Solar já está muito bem previsto, o fim do universo é uma incógnita para a ciência. Nós vivemos a cerca de 14 bilhões de anos após o início de tudo e, embora não haja uma resposta certa para explicar com certeza o que deverá acontecer, algumas teorias propõem o que podemos esperar do fim do universo.

3) Como a vida começou na Terra?

É difícil entender os processos que levaram ao surgimento da vida, porque a atmosfera presente na Terra se parece bem pouco com aquela que envolvia nosso planeta no período em que as primeiras formas de vida surgiram. Assim, embora ainda não esteja claro quais foram os processos que resultaram na formação da vida na Terra, é certo que foram necessárias moléculas baseadas em carbono em um ambiente com água líquida e contando com alguma fonte de energia.

4)Porque as explosões de estrelas são chamadas de novas e supernovas?

Estrelas de grande massa morrem de uma maneira peculiar: com uma gigantesca explosão chamada de nova ou supernova. Mas, porque uma explosão que ocorre justamente no fim da vida de uma estrela é chamada de "nova"?  Segundo o professor Kepler de Souza Oliveira Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), essas explosões eram percebidas, antigamente, como novas estrelas.  "As supernovas chegavam a ser visíveis durante o dia por semanas, como aconteceu em 1054, 1572 e 1604. Somente depois dos cálculos dos modelos estelares a partir de 1939, foi possível compreender que na verdade não eram estrelas 'novas', e sim estrelas que explodiam quando acabava seu combustível nuclear", diz o professor.

5)Um dia nossa galáxia pode se chocar contra outra?

Assim como a maioria das galáxias, a Via Láctea está em um aglomerado de galáxias, sistemas que contêm dezenas ou centenas desses conjuntos de estrelas. Nesses aglomerados, podem acontecer choques entre galáxias. E a nossa? Pode colidir com uma vizinha.  Segundo Charles Bonatto, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Via Láctea até já "engoliu" algumas galáxias anãs ao longo de seus cerca de 12 bilhões de anos. Mas não para por aí.  "Num prazo de cerca de 1 bilhão a 2 bilhões de anos, a Via Láctea irá se fundir com Andrômeda, outra galáxia espiral parecida com a nossa, mas maior e com mais massa. Quando isso ocorrer, as 2 galáxias modificarão suas estruturas - tornando-se provavelmente uma única galáxia elíptica", diz o professor.  Mas, e num choque dessas proporções, entre duas grandes galáxias, o que pode ocorrer ao nosso planeta? "É difícil prever o que aconteceria na Terra, mas o mais provável é que o Sol alterasse sua órbita em torno do centro da Via Láctea, com poucos efeitos sobre nosso planeta. A probabilidade da colisão de 2 estrelas, ou mesmo uma grande aproximação, é muito pequena", complementa Bonatto.

Perguntas interessantes