História, perguntado por brunalovato50, 1 ano atrás

POR FAVORRR ME AJUDEM EH PARA AMANHÃ, URGENTE!

1) Qual o significado da expressão nova ordem mundial e quando surgiu no glossário das relações internacionais

2)terminada a segunda guerra Mundial emergemm em duas potências no plano internacionais. Quais são essas potências e como será a relação entre elas

3) quais os tipos de ordens mundiais que predominaram a geopolítica mundial

4) O que foi a conferência de potsdam

5) quem foi que utilizou o termo cortina de ferro e o que significava

6) O que foi o plano Marshall e por que os Estados unidos põe em prática esse plano

7) o que ocorreu com a Alemanha após o tribunal de Nuremberg

8) porque os suecos constituíram o muro de Berlim e o que ele representou para o mundo

9) O que foi a corrida armamentista e a corrida espacial

10) países durante a guerra fria vão se alinhar formando organizações econômicas e militares. Quais são essas organizações e seus objetivos?

11) O que foi a crise dos mísseis de Cuba?

12) quais os sinais de mudança que podemos perceber de que o socialismo está ruindo?

13) O que representa para o mundo o fim do bloco soviético?

14) Qual foi o acontecimento que marcou o novo período na geopolítica mundial?

15) porque os Estados unidos considerava o Iraque uma ameaça à paz mundial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mendes1213
2

Resposta:

1)A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.

Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político. A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.  Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.

2)A supremacia do dólar e o domínio da economia mundial pelos Estados Unidos estão entre as principais consequências da guerra que devastou a Europa entre 1914 e 1918, acabando com séculos de hegemonia europeia no planeta.  De fato, os Estados Unidos já eram desde o fim do século XIX a maior potência industrial do mundo, e em 1913 tinham um PIB per capita cerca de 30% maior do que o da Grã-Bretanha, país mais rico da Europa.  Mas, com o isolacionismo americano, a Europa se tornava o principal banqueiro do planeta, com todo o poder político ligado a essa posição. Às vésperas da guerra, os investimentos externos da Grã-Bretanha, da França e, em menor medida, da Alemanha juntas representavam dez vezes os dos Estados Unidos, afirma o historiador francês Antoine Prost.

3)As ordens geopolíticas mundiais são condicionadas a partir das relações de disputa pelo poder por parte dos diferentes países no plano internacional.

4)A Conferência de Potsdam - ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que tinha se rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de maio, Dia da Vitória na Europa.[1] Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.

5)No dia 5 de março de 1946, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill proferiu um famoso discurso em Fulton, no Missouri (EUA), em que usou a expressão "iron curtain", ou "cortina de ferro". O termo foi usado para definir a divisão da Europa em duas partes, Oriental e Ocidental.

6)O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.

7)Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De 1945 a 1949, o Tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial.

A criação desse tribunal se deu através de um acordo firmado entre os representantes da ex-URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França, em Londres, em 1945. Dentre os réus julgados e condenados estava o braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering. Durante o julgamento a defesa de Goering alegou ofensa ao princípio da legalidade, que era baseada nos postulados do direito penal tradicional. Mas de nada adiantou, pois Goering foi condenado à morte, no entanto, este cometeu suicídio na prisão com uma cápsula de cianeto.

8)Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), teve início a Guerra Fria, envolvendo os Estados Unidos (capitalista) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (socialista). Esse evento promoveu uma série de mudanças no cenário geopolítico global. Essas duas nações tentavam a todo custo impor seu sistema político-econômico em outros países. Uma das atitudes mais inescrupulosas foi a construção do Muro de Berlim, um marco que dividia não só duas ideologias políticas, mas sim, famílias, amigos e uma nação.

Consistia numa barreira geográfica, e, principalmente, num instrumento político ideológico, restringindo o contato da população alemã, dividida em um país com tendências capitalistas e outro socialista.

Explicação:

Respondido por magdadeavila
0

Resposta:

tambem nao sei

Explicação:

Perguntas interessantes