História, perguntado por 19019339, 7 meses atrás

Por favor vc pode mim ajudar a fazer um texto sobre Pessoa negra mais importante no Brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por hoffmanmatheus460
0

Resposta:

A história é repleta de personalidades negras que foram importantes nas mais mais diversas áreas, apesar das adversidades.  

São pessoas pioneiras que fizeram história e muitas delas talvez você não conheça! Então venha com a gente: vamos viajar pelo biografia de 21 personalidades negras famosas.  

As mulheres negras revolucionárias da história  

1. Harriet Tubman (1822 - 1913)  

personalidades negras importantes da história

A norte-americana nasceu no leste do EUA em condição de escravidão. Toda a sua família foi escravizada, e a jovem, consciente da sua condição, sonhava com a liberdade desde a adolescência, planejando formas de escapar de seus senhores.  

Decidiu realizar o seu plano quando tinha 27 anos de idade e, contrariando os pais, fugiu da fazenda onde era mantida. Além de ter conseguido escapar, aos poucos foi planejando e realizando viagens de resgate para ajudar também a sua família, amigos e conhecidos. Mais de 70 famílias foram ajudadas por Harriet, que conhecia todos os macetes para escapar dos senhores.  

Durante a Guerra Civil Americana (1861 - 1865), ofereceu-se para servir, foi espiã e comandou 150 soldados liderando as tropas do norte contra os soldados do sul. A operação conhecida como Ataque no Rio Combahee conseguiu a libertação de mais de 700 escravos dos Confederados. Tornou-se um símbolo americano de liberdade e coragem e seu rosto passará a estampar a nota de vinte dólares no ano de 2020.  

2. Maria Firmina dos Reis (1825 - 1917)  

personalidades negras importantes da história

Considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís, no Maranhão, filha de pai negro e mãe branca. Devido à condição do pai, em plena época da escravatura, a menina foi registrada com nome de um pai ilegítimo e cresceu na casa de uma tia, da família da mãe, o que lhe permitiu ter alguma educação.  

Com 22 anos de idade, foi aprovada em um concurso para ser professora na cidade. E então, já assumia uma posição antiescravagista. Seu primeiro livro, Úrsula, foi lançado doze anos depois, quando Maria já gozava de algum prestígio como professora. Foi o primeiro romance publicado por uma mulher no país, e também o primeiro antiescravagista.  

Chegou a publicar mais contos e um livro de poemas e fundar uma escola mista e gratuita para atender aos pobres da região (escândalo na época), mas com o tempo foi esquecida, e depois recuperada pela pesquisa de um historiador paraibano na década de 1960.  

3. Dandara de Palmares ( ? - 1694)  

personalidades negras importantes da história

Conhecida especialmente por ter sido a companheira de Zumbi dos Palmares, grande homenageado no Dia da Consciência Negra no Brasil, Dandara também fez história sendo um dos nomes principais da resistência quilombola do país do século XVII.  

Não se sabe a sua data nem local de nascimento, mas acredita-se que ela tenha nascido no Brasil e desde muito nova vivido no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, região onde agora atualmente encontra o Estado de Alagoas. Teve três filhos com Zumbi e lutou em muitas guerras de resistência contra os colonizadores até que foi capturada e morta por eles, junto a outros quilombolas, em fevereiro de 1694.

Explicação:

Perguntas interessantes