História, perguntado por NeonVito, 7 meses atrás

Por favor! Urgente, é questão de prova!!

Leia o fragmento textual a seguir.

Os criollos perderam a confiança no governo dos Bourbons e passaram a duvidar da real disposição da Espanha a defendê-los. Seu dilema era premente, já que estavam presos entre o governo colonial e a massa do povo. Nessas circunstâncias, quando a monarquia entrou em crise em 1808, os criollos não puderam permitir que o vácuo político se instaurasse, nem que suas vidas e propriedades ficassem sem proteção. Convencidos de que, se não aproveitassem a oportunidade, forças mais perigosas o fariam, tiveram de agir rapidamente para antecipar-se à rebelião popular. O texto refere-se à situação histórica da América espanhola, destacando que os movimentos de independência:

a) Tiveram caráter elitista, pelo protagonismo da elite colonial em romper politicamente com a coroa espanhola e, ao mesmo tempo, evitar revoltas populares.

b) Ocorreram por força, exclusivamente, de fatores internos não tendo nenhuma influência de acontecimentos e ideias sediadas em solo europeu.

c) Ocorreram por força, exclusivamente, de fatores internos não tendo nenhuma influência de acontecimentos e ideias sediadas em solo europeu.

d) Fracassaram, pois o controle dos criollos sobre as massas fez a Espanha ganhar tempo e força para reprimir todas as revoltas emancipacionistas.

e) Ocorreram sem qualquer resistência da Espanha, enfraquecida diante da invasão napoleônica e ciente da impossibilidade de reforçar os laços coloniais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mateusbr544
21

Resposta:

a letra e

Explicação:

Respondido por giovana905862
10

Resposta:

Letra e)

Explicação:

Perguntas interessantes