Geografia, perguntado por babygirl62457, 4 meses atrás

por favor to precisando muito!!
só tenho hj...
No Brasil há duas usinas nucleares em funcionamento. Quais são? O que os defensores deste tipo de energia argumentam? O que os críticos desse tipo de energia chamam a atenção?​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusjorgensen
2

Resposta:

O Brasil tem apenas duas usinas nucleares, Angra 1 e Angra 2

Os defensores dizem que a energia nuclear é uma energia limpa, que não destroi o meio ambiente e que ajuda no combate do aquecimento global, pois não solta gases poluentes, pois sua energia vem do calor da reação do uranio.

Os criticos dizem que é uma energia perigosa que pode colapsar a qualquer momento, seus impactos destroem os locais onde foram afetados o colapso por décadas oque faz energia nuclear limpa, porem instavel.

Respondido por neptuniasilva
1

Resposta:

Espero ter  ajudado.

Pergunta 1 -  A fissão do átomo do urânio é a principal técnica empregada no mundo para a geração de eletricidade em usinas nucleares. Inclusive no Brasil, que tem duas em operação. Angra 1 e Angra 2, localizadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Pergunta 2 - Para os defensores das usinas nucleares, trata-se de uma tecnologia viável e sustentável. Isso porque é considerada fonte de energia limpa, uma vez que não emite gases de efeito estufa, e não é afetada pelas variações climáticas. Além disso, o combustível usado para geração de eletricidade, que é o urânio, é de origem nacional e o Brasil possui uma das maiores reservas mundiais do elemento. Outra vantagem é que, por ocuparem uma área pequena, as usinas nucleares podem ficar próximas dos grandes centros, eliminando a necessidade de longas linhas de transmissão.

Pergunta 3 - Os críticos, por outro lado, sustentam que se trata de um investimento que não vale a pena, já que o custo da energia nuclear é muito alto frente à capacidade de geração da usina. Sem contar o risco de acidentes de grandes proporções, como as tragédias de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, considerado o pior acidente nuclear dos últimos tempos, e as explosões na usina de Fukushima, no Japão, em 2011, após um terremoto seguido de tsunami. Alguns especialistas contrários à tecnologia ainda alertam para problemas ambientais, resultantes do aquecimento de ecossistemas aquáticos que recebem a água de resfriamento dos reatores.

Explicação:

A Reportagem está na Jovem Pam - Usinas Nucleares no Brasil.

Perguntas interessantes