POR FAVOR!!!
Segundo a agência americana de proteção ambiental, em regiões oceânicas o pH não pode apresentar variações maiores que 0,2 unidade. Para tal, as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera devem se manter menores que 500 partes por milhão (ppm)
a) Escreva a equação que demonstra como o dióxido de carbono, presente na atmosfera, pode afetar o pH dos oceanos. Em seguida, classifique o óxido em questão em: óxido ácido, básico, neutro ou anfótero.
b) Escreva a equação de neutralização total do produto de equação acima e hidróxido de cálcio. Dê o nome do sal obtido.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
- o pH dos oceanos além da acidez produzida pela atividade antropogênica pode também ter causas naturais;
- pode ser acidificado por emissões provenientes da atividade geotérmica como vulcões e fontes termais, da queima natural de biomassa, processo metabólico de animais e plantas (algas, fitoplâncton, plantas de ambientes marinhos etc) e emissão em pântanos;
- o CO₂ presente na atmosfera reage com a água, formando ácido carbônico;
Reação que ocorre
CO₂(g) + H₂O(ℓ)= H₂CO₃(aq)
- o CO₂ (dióxido de carbono) é um óxido ácido (anidrido de ácido) porque reage com H₂O formando um ácido e reage com uma base produzindo sal e água;
Ex: 2 NaOH + CO₂ ----> Na₂CO₃ + H₂O
b)
- a reação do ácido carbônico com hidróxido de cálcio, produz carbonato de cálcio (sal) e água, conforme a reação:
H₂CO₃ + Ca(OH)₂ ----> CaCO₃ + 2 H₂O
Obs:
- outros óxidos ácidos liberados para a atmosfera, também causam abaixamento do pH das águas, em virtude da chuva ácida, principalmente SO₂ e SO₃, provenientes da atividade humana.