por favor respondam pelo
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A sociedade europeia do século XVIII era caracterizada pela presença de uma burguesia emergente, porém com poucos privilégios políticos, mesmo com o destaque econômico.
2- Os iluministas criticava o antigo regime em diversos pontos, o mercantilismo e as intervenções do estado. Eles defendiam o despotismo esclarecido, outros a monarquia parlamentar e outros ainda a república.
3- John Locke foi um dos filósofos mais influentes da Modernidade e propôs uma teoria de conhecimento que defendia o empirismo. Suas investigações sobre como a mente adquire conhecimento resultaram no estabelecimento de limites para o papel da razão e estiveram relacionadas com teorias científicas da época.
Montesquieu: Ele era completamente contra o poder despótico (o poder absoluto concentrado nas mãos de um tirano). Seu modelo defendia o respeito à liberdade e à vida, além dos direitos políticos dos cidadãos. Havia, para Montesquieu, três formas de governo centrais, sendo duas legítimas e uma ilegítima.
Para Voltaire, deve ser garantido às pessoas o direito à liberdade de expressão, à liberdade religiosa e à liberdade política. Por suas defesas, o filósofo foi perseguido pela Igreja Católica e pelo Estado absolutista francês.
Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.
4- Opinião própria.
5- Defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
6- Não sei a resposta.
7- a] Revoltados, os colonos não aceitaram as imposições adotadas pela Coroa Inglesa. Nesse clima de insatisfação e revolta entre os colonos, surgiram os ideais libertários influenciados pelos pensadores iluministas. Conscientes de sua força, recusaram-se a pagar as taxas e fizeram vista grossa aos produtos taxados.
b] Em razão disso, os colonos organizaram o Segundo Congresso Continental da Colônia, que contou com representantes de todas as colônias, inclusive da Geórgia. Nessa reunião, eles optaram por romper definitivamente com a metrópole e redigiram a declaração de independência, que foi finalizada em 4 de julho de 1776.
8- Em meados de 1774, representantes das treze colônias reuniram-se, então, no Primeiro Congresso da Filadélfia. Embora não apresentasse um caráter separatista, este evento foi fundamental ao processo de independência ao estabelecer a formação de um exército colonial. Com o fracasso das tentativas de negociação entre as Treze Colônias e sua metrópole por um pacto colonial mais flexível, a relação entre as partes ficou insustentável. Os primeiros confrontos armados começaram em abril de 1775, com a Batalha de Lexington. Semanas depois, os colonos voltaram a se reunir no Segundo Congresso da Filadélfia, quando toda a população local foi convocada a lutar pela independência. Declarada oficialmente em 04 de julho de 1776, a independência das Treze Colônias Inglesas só viria a ser reconhecida pela Inglaterra em 1783, através do Tratado de Paris.
9- A Declaração de Independência é o documento fundador dos Estados Unidos da América (EUA). O documento proclamou que as treze colônias originais dos EUA eram “estados livres e independentes”. Foi o último passo de um longo processo que conduziu as colônias à separação definitiva em relação à Grã-Bretanha. Opinião própria.
Explicação passo-a-passo: