Por Favor responda serio!! é para minha prova bimestral. tenho que entregar as 10:00
Fragmento 1
“O Terror, que se tornou oficial durante certo tempo, é o instrumento usado para reprimir a contrarrevolução(...). É a parte sombria e mesmo terrível desse período da Revolução [Francesa], mas é preciso levar em conta o outro lado dessa política.”
Fragmento 2
Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.
Fragmento 3
Que o preço de todos os gêneros de primeira necessidade seja fixado invariavelmente sobre os dos ditos antigos, depois de 1789 até, inclusive, o ano 90, proporcionalmente às suas qualidades diversas; que as matérias-primas sejam também tabeladas, de maneira que os lucros da indústria, os salários do trabalho e os benefícios do comércio possam facultar ao homem industrioso, ao agricultor, ao comerciante, adquirir a coisas necessárias e indispensáveis à subsistência, e ainda tudo quanto possa contribuir para o bem-estar.
a) O que foi o Período do Terror no contexto da Revolução Francesa?
b) O que o autor do primeiro fragmento quis dizer com “é preciso levar em conta o outro lado dessa política”? Construa sua resposta baseando-se na Lei do Máximo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:Sobre o Regime do Terror vivido na França durante a revolução, estão corretas as informações apresentadas pela alternativa a.
Regime do Terror foi como ficou conhecido o período mais radical da Revolução Francesa em que inimigos da revolução foram presos e julgados pelo Tribunal Revolucionário.
Durante o Regime do Terror estavam no poder os jacobinos, grupo revolucionário radical formado por pequenos comerciantes e pelas camadas mais pobres da população. Defendiam o fim de todos os privilégios das classes mais abastadas.
Os jacobinos tinham como oposição política os girondinos, grupo formado por indivíduos das classes mais ricas e nobres da França, contrários ao fim dos privilégios que possuíam
Explicação:
Perguntas interessantes