Por favor, rápido é urgente!!! Leia o trecho abaixo, extraído de uma reportagem sobre os 100 anos de morte de Max Weber, e responda a questão. "A sociologia contemporânea está confrontada com um enorme desafio teórico: ir além de seu contexto sócio-histórico de origem para pensar a realidades social em perspectiva global. Diante dessas preocupações, Max Weber praticamente não tem rivais na sociologia clássica pois ele evitou analisar a modernidade européia apenas a partir de si mesma e de suas raízes internas, seja como sucessão de modos de produção (como fez Marx, para quem toda a realidade extra-européia é nivelada na categoria modo de produção asiático – um ressaibo claro de orientalismo), seja como evolução para formas mais complexas e diferenciadas de vínculo social (como fez Durkheim). Diferente deles, Weber procurou descentrar sua análise determinando a especificidade do racionalismo ocidental de modo comparativo. Racionalizações, diz ele, existiram em todas as culturas civilizações, mas o que ele queria entender é como ela se desenvolveu na modernidade ocidental". Responda: PESQUISE e depois COMENTE com suas palavras o que você entende por "especificidade do racionalismo ocidental" presente no texto. CITE exemplos.
Soluções para a tarefa
No ocidente, acredita-se que a submissão dos indivíduos aos ditames das leis é a
única forma de coexistência ou que, pelo menos, torna o mundo melhor. Podemos
caracterizar essa consciência moderna como fruto das doutrinas iluministas, que buscaram
fazer a crítica de toda a ordem cosmológico-metafísica cristã, baseando as ações políticas da sociedade na razão. Da perspectiva de Immanuel Kant, a origem desse pensamento reside no final do século XIV, que junto com a Revolução Copernicana, irá aportar no sujeito à capacidade de construção e reconstrução da natureza e dos costumes.
Esse pensamento que entende o mundo sob o prisma dos aspectos materiais
vislumbra a possibilidade de libertar o homem da natureza. Diante desse projeto de
inspiração científica, cuja crença residia na razão e no progresso como único caminho para a construção de uma “nova sociedade” - perfeita, próspera e igualitária, como sonhavam os radicais da Revolução Francesa –, o conhecimento torna-se a ferramenta para ampliar a felicidade individual e, portanto, coletiva dos cidadãos.Cultivar, enfim, em cada geração, as faculdades físicas, intelectuais e morais e contribuir dessa forma para o aperfeiçoamento geral e progressivo da espécie humana, derradeira meta a que deve visar toda a instituição social, tal será ainda o objetivo da instrução e este é, para o poder público, um dever imposto pelo interesse comum da
Explicação: