Português, perguntado por gustavogurierre, 1 ano atrás

Por favor preciso de um texto sobre trânsito agressivo de 25 linhas por favor alguém

Soluções para a tarefa

Respondido por santaninhacost
2
Um fenômeno conhecido como “road rage” ou “ira no trânsito” se transformou em objeto de estudo a partir da década de 90. A agressividade no trânsito é um tema que vem demandando atenção da sociedade e das autoridades, na medida em que vem se tornando cada vez mais recorrente, em especial, nos grandes centros urbanos.
Em países onde a cultura do carro é mais valorizada, como é o caso do Brasil, verificam-se diversas iniciativas em discutir o tema. No entanto, poucas medidas são colocadas em prática, visando apresentar soluções.
De onde vem a agressividade?
O comportamento agressivo no trânsito decorre de um histórico de episódios e condutas dessa natureza que já acompanham o indivíduo em sua jornada.
Psicólogos e analistas que estudam episódios de violência e agressividade atribuem esse tipo de conduta a alguns mecanismos de sobrevivência relacionados à perpetuação da espécie. O cérebro réptil, que é a parte do cérebro humano responsável pelo instinto de sobrevivência e reprodução, é quem comanda as reações de agressão ou fuga diante do medo e do estresse. É graças a essa parte do nosso cérebro que reagimos por meio da agressividade em situações desta natureza.
No trânsito, os estímulos externos que acabam despertando a ação do cérebro réptil são o barulho, o calor, os engarrafamentos, a sensação de anonimato e o sentimento de impunidade, muitas vezes decorrentes da ausência de fiscalização. Além disso, o ambiente social construído por amigos e familiares também acaba facilitando esse tipo de comportamento.
O doutor Leon James, um dos maiores especialistas no tema da agressividade no trânsito, identifica três estágios diferentes que acabam determinando o comportamento do condutor. São eles:
Impacientes
São os casos de motoristas que não obedecem à sinalização, andam em velocidade acima do permitido e bloqueiam cruzamentos, por exemplo. Esses motoristas agem de forma adversa aos outros motoristas, mas acabam oferecendo menor grau de periculosidade no trânsito.
Combativos
São aqueles que querem medir forças. São motoristas que impedem outros motoristas de realizar conversões ou mudar de faixa. Em geral, usam gestos obscenos e xingamentos para ameaçar outros condutores. Muitas vezes esses motoristas ignoram distâncias seguras e contam com bastante instabilidade emocional. Esse tipo de motorista acredita que sua conduta está causando um bem à sociedade, pois ao agir de forma agressiva pensa em estar punindo outros motoristas.
Negligentes
São aqueles motoristas que não enxergam as consequências de suas condutas. São aqueles que andam em velocidades altas, não sinalizam, dirigem entorpecidos ou alcoolizados. Trata-se do pior grau de agressividade e motoristas que apresentam esse tipo de comportamento acabam demonstrando riscos maior aos demais motoristas, pedestres, ciclistas e motoqueiros.
Perguntas interessantes