Artes, perguntado por nicolens18, 9 meses atrás

Por favor!!!!!!!!
Preciso de um relatório do filme cangaceiro(1954)

Soluções para a tarefa

Respondido por 2005meyer27
2

Resposta:

Fiquei surpreso com o filme, não esperava muito e ao final ficou uma sensação muito boa de resgate de uma obra significativa na história do cinema nacional, pois é considerado um clássico. O Cangaceiro trata do conflito entre o Capitão Galdino e Teodoro, por causa do sequestro de uma professora de uma cidadezinha saqueada pelos cangaceiros sobre as ordens deste mesmo Capitão.

O filme teve destaque internacional, principalmente no Festival de Cannes e de Edimburgo, e inaugurou o gênero cangaço e acabou criando um estigma no seu diretor. Barreto chegou a trabalhar com cinema, depois de O Cangaceiro, mas devido o seu gênio difícil, acabou morrendo pobre e esquecido aos 76 anos em Campinas.

O Cangaceiro também é lembrado pela história por ter contribuído na falência da Companhia Cinematográfica Vera Cruz S/A, devido a sua má administração. O filme acabou rendendo bons lucros à distribuidora norte americana Columbia Pictures.

Glauber Rocha, ligado ao movimento do cinema novo, faz o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), considerado um marco, no qual usa o mesmo tema de Barreto, o cangaço, para trabalhar questões sociais e políticas, em um momento de valorização das questões nacionais. Fica difícil comparar os dois filmes, devido a década que os separa. Barreto usa de forma explícita as referências ao western americano, com filmagens no interior de São Paulo, local que não tem nada do sertão nordestino, além de outros elementos.

Mas o que importa, é o registro documental, mesmo não sendo fiel de uma época do nosso país.

Respondido por natty6169
1

O Cangaceiro é um filme brasileiro de 1953.O Cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo e considerado o melhor filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião.Após o sucesso do filme, semelhante ao que acontecia com os atores de filmes de faroeste americanos, o ator Milton Ribeiro virou personagem de histórias em quadrinhos criadas por Gedeone Malagola para Editora Jupiter na década de 1950. A diferença do Milton Ribeiro dos quadrinhos para o Galdino do filme, era que nos quadrinhos Milton era um herói do Sertão.Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Perguntas interessantes