Português, perguntado por Nathaliak3962, 9 meses atrás

POR FAVOR PRECISO AGORA!! Redação sobre a democratização do acesso à energia elétrica no brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por 23Bibi
0

Resposta:

O mundo todo está passando por uma transição dos modelos da produção energética. Apesar de estarmos em um ritmo diferente no Brasil, grandes usinas hidrelétricas estão sendo substituídas por microgeradores solares e o governo vem apostando em microgeração em projetos sociais.

A hidroeletricidade ainda é dominante no ecossistema de geração de energia no País, respondendo por 63,8% da capacidade instalada e um total de 158.798 megawatts, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Brasil tem três das seis maiores hidrelétricas do mundo.

Explicação:

Respondido por Kalytabg231
0

Resposta: Primeiramente, com o aumento da renda de grande parte da população, aumentou o consumo e o gasto de energia. Para atender a essa demanda, o governo tem projetado diversas novas hidrelétricas, e a maioria delas na Bacia Amazônica. Isso ocorre porque a Bacia do Paraná, que é a mais utilizada para a geração de eletricidade, já não suporta mais novas usinas de grande porte. Logo, utilizar o potencial amazônico (o maior do país) torna-se uma necessidade, na perspectiva dos gestores do setor de energia. Estas usinas são diferentes das antigas, pois usam a tecnologia fio d’água (ou seja, não tem reservatório). A consequência é que há um menor impacto ambiental, com menos áreas alagadas.

Porém, caso haja um longo período de estiagem, diminui a vazão dos rios e a geração de energia é menor. Por conta do aumento da demanda e da última estiagem entre 2012-2014, houve a necessidade de ligar, de forma emergencial, todas as usinas termelétricas do país. Estas usinas são movidas a carvão e óleo diesel, geram muito mais poluentes e produzem energia com um custo maior. Portanto, apesar de ainda ter grande destaque no uso de energias renováveis, aumentou ligeiramente o uso de fontes sujas no Brasil. Por fim, vale destacar que há vários projetos previstos e outros em execução para a criação de novas usinas nucleares e eólicas no Brasil.

A proposta que prevê a construção de mais usinas nucleares, um tipo de energia alternativa (mas que não é renovável), enfrenta sérias resistências pelo medo de possíveis acidentes, principalmente após o recente problema ocorrido no Japão. Inclusive, o acidente japonês desencadeou um movimento em diversos países (como a Alemanha e o próprio Japão) em prol da redução ou até mesmo eliminação total do uso desta fonte energética. Por enquanto, o Brasil usa muito pouco dessa energia termonuclear (existem apenas duas usinas em funcionamento e uma em construção). O mesmo não pode ser dito em relação ao petróleo, que apesar de bastante poluente, é a fonte de energia mais usada no Brasil, situação que tem se intensificado a partir da exploração das reservas existentes na área do pré-sal, no litoral brasileiro

Explicação:

Espero ter a judado

Perguntas interessantes