Por favor, podem me ajudar??
Sobre a economia brasileira durante o Segundo Reinado (1840-1889), são feitas as seguintes afirmações:
I. A abolição do tráfico de escravos e os investimentos ingleses no Brasil deram à nossa economia uma feição eminentemente industrial, observável no predomínio demográfico do meio urbano sobre o rural.
II. A ampliação do mercado consumidor externo de café (destacadamente, o norte-americano), na segunda metade do século XIX, representou um grande estímulo à expansão do cultivo do produto no Centro-sul do país.
III. A instalação e o desenvolvimento do transporte ferroviário foram, em grande parte, determinados pela crescente necessidade de escoamento da produção agrícola, como a de café, das áreas de cultivo para os portos.
Pode-se afirmar que
Escolha uma opção:
a. apenas I é correta.
b. apenas I e III são corretas.
c. se apenas I e II são corretas.
d. apenas II e III são corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa d). apenas II e III são corretas.
Explicação:
O Segundo Reinado corresponde ao período de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, quando o Brasil esteve sob reinado de D. Pedro II (1825-1891).
No plano econômico, o café adquire importância fundamental, sendo o produto mais exportado pelo Brasil (para a Europa e Estados Unidos). Chegam as primeiras ferrovias e barcos a vapor com o objetivo de melhorar a circulação do chamado "ouro negro".
O Brasil começou a exportar mais do que a importar e a procura pelo café era tão grande que havia necessidade de aumentar a mão de obra.
Em decorrência do crescimento da exportação de café são construídas as primeiras ferrovias e nasceram cidades. Os portos de Santos e Rio de Janeiro prosperam.
Nessa época começam a ser montadas as primeiras fábricas no Brasil, ainda que de forma isolada e em grande parte devido ao trabalho do Barão de Mauá .
Por quê a "I" está errada mas não totalmente?
Existia uma nítida influência da Inglaterra sobre o Brasil durante essa fase, pois, além dos empréstimos públicos concedidos por ela, havia também o predomínio das manufaturas e investimentos britânicos aqui.
Mas os investimentos no setor industrial brasileiro são feitos pelo Barão de Mauá (através de sociedade com investidores ingleses principalmente). Ele decidiu tornar-se um industrial e renovar o Brasil pouco tempo depois, após viajar para Inglaterra e vislumbrar seu modelo capitalista. O Barão é que vai investir em setores da atividade industrial tornando-se dono de importantes companhias de construção de ferrovias, locomotivas, estaleiros, companhia de telégrafo, e investimentos na área urbana com a iluminação a gás.
Quem foi o Barão de Mauá?
O Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como barão e visconde com grandeza de Mauá, foi uma das mais ilustres figuras da história brasileira, destacando-se como comerciante, armador, industrial, banqueiro, diplomata e um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, bem como o precursor do liberalismo econômico no Brasil.
Espero ter ajudado!