História, perguntado por Gabrielinha11, 10 meses atrás

por favor!!!
''Não resta outra coisa se não cada um defender-se por si mesmo:duas coisas são necessárias: revogação dos monopólios e a expulsão dos Jesuítas,a fim de se recuperar a mão de obra livre no que diz respeito ao comércios aos índios." (Manoel Beckman,1864)

A quais monopólios o texto se refere?

Soluções para a tarefa

Respondido por Sugahr
9

se refere aos monopólios de escravizar os índios para ter mais mão de obra e a recuperar a companhia do comércio do Maranhão que nunca teve concorrência e era bem abusiva.

parte de um texto que explica sobre isso que encontrei pesquisando:

[...]Para solucionar esta questão, a Coroa instituiu a Companhia do Comércio do Maranhão (1682), em moldes semelhantes ao da Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649). Pelo Regimento, a nova Companhia deteria o estanco (monopólio) de todo o comércio do Maranhão por um período de vinte anos, com a obrigação de introduzir dez mil escravos africanos (à razão de quinhentas peças por ano), comercializando-os a prazo, a preços tabelados. Além do fornecimento destes escravos, deveria fornecer tecidos manufaturados e outros gêneros europeus necessários à população local, como por exemplo o bacalhau, os vinhos, e a farinha de trigo. Em contrapartida, deveria enviar anualmente a Lisboa pelo menos um navio do Maranhão e outro do Grão-Pará, com produtos locais. O cacau, a baunilha, o pau-cravo e o tabaco, produzidos na região, seriam vendidos exclusivamente à Companhia, por preços tabelados. Para obtenção da farinha de mandioca necessária à alimentação dos africanos escravizados, era permitido à Companhia recorrer à mão-de-obra indígena, remunerando-a de acordo com a legislação em vigor. Graças à intercessão do Governador Francisco de Sá de Meneses, apenas os jesuítas e franciscanos ficaram livres do monopólio exercido pela Companhia.[...]

espero ter ajudado ♡

Perguntas interessantes