História, perguntado por mouraeverton912, 10 meses atrás

Por favor mim ajudem eu preciso de um testo de no máximo 15 linhas explicando o entendimento sobre o Renascimento é pra Hoje ​

Soluções para a tarefa

Respondido por aninhamacedooo
1

Explicação:

O Renascimento, renascença ou renascentismo originou-se na Itália entre os séculos XIV e XVII com seu ápice no século XVI. O Renascimento foi um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico que buscava nascer de novo resgatando as artes clássicas: grega e romana.

qualquer coisa aumenta a letra


mouraeverton912: muito obrigado você mim salvo ❤
aninhamacedooo: magina
Respondido por julinhaounishi
0

Irei fazer um breve resumo dq eu entendo sobre o ,Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.  

racionalismo do Renascimento estava ligado à utilização da observação empírica e da utilização de conhecimentos matemáticos, principalmente, para a produção artística e do conhecimento humano sobre o mundo.  

Nesse sentido, é interessante notar que boa parte dos temas dos quadros pintados no período tinha temas bíblicos, mas com os personagens humanizados, sejam em suas formas (definição corporal, expressões, sentimentos etc.) ou no posicionamento dos personagens nos quadros, não havendo necessariamente uma hierarquia expressa nessas localizações, como era adotado pelos artistas medievais (Jesus sempre acima, os anjos em locais superiores aos santos etc.).  

Nas ciências, a oposição foi mais acentuada, com os cientistas passando a questionar teorias milenares, como a substituição do geocentrismo ptolomaico (a Terra como centro do universo) pelo heliocentrismo (o sol como centro do universo).

A emergência do Renascimento esteve ligada ao novo processo de urbanização de algumas regiões europeias e à reabertura de rotas comerciais, principalmente no Mediterrâneo.  

As trocas comerciais em diversos pontos do Mediterrâneo possibilitaram o contato dos europeus com os bizantinos e os árabes, que haviam conservado as obras e os conhecimentos da Antiguidade greco-romana.  

Dessa forma, o Renascimento foi a primeira manifestação ideológica da burguesia europeia, que pretendia com valores como o individualismo, o naturalismo e o hedonismo se diferenciar da produção cultural medieval.  

Porém, não foi apenas nas cidades italianas que houve produções artísticas renascentistas.  

Destacaram-se no campo das artes plásticas nomes como Sandro Boticelli, Rafael Sanzio, Pieter Brueghel, Bosch, El Greco, Michelangelo e Leonardo da Vinci.  

Esses dois últimos são exemplos de que os artistas do período não se limitavam a uma especialidade artística, contribuindo para a arquitetura e as ciências, por exemplo.

Perguntas interessantes