História, perguntado por francisco8528, 10 meses atrás

por favor mim ajude ? queria um texto muito grande falando sobre a importância das mulheres na Grécia antiga por favor ajude ??​

Soluções para a tarefa

Respondido por nubymendes
3

Resposta: As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos. Podiam ir as festas religiosas e assistir a peças teatrais.

A democracia ateniense é um dos temas mais batidos sobre a Antiguidade. No entanto, poucos sabem que mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não eram considerados cidadãos e, por isso, não podiam participar das decisões políticas. Com isso, a democracia ateniense excluía cerca de 90% da população da cidade.

As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos, muito embora fossem autorizadas a frequentar festas religiosas e assistir a peças teatrais, bem como ir a santuários e oráculos. Já os sacrifícios aos deuses lhes eram proibidos, pois se tratavam de rituais exclusivamente masculinos. Elas também não podiam ter propriedades ou administrar negócios, sendo sempre tuteladas pelos maridos ou por parentes masculinos mais próximos.

As respeitáveis mulheres casadas provavelmente utilizassem véus para deixar suas casas, de onde não saíam sozinhas e não podiam falar com ninguém pelo caminho. Fora de casa, aliás, nenhuma atividade era oferecida a uma dama grega de boa família, a não ser que ela fosse pobre e precisasse de um trabalho assalariado. Não havia, portanto, mulheres enfermeiras, atrizes, escribas ou similares, porque tais atividades sequer existiam para as mulheres, que, aliás, nem mesmo eram educadas. Se uma mulher fosse encontrada numa festa, muito provavelmente se tratasse de uma cortesã profissional. Mais do que apenas prostitutas, essas mulheres geralmente eram hábeis no canto, na conversa e na dança. Por outro lado, em casa, as mulheres gregas não apenas lavavam as roupas do marido, mas também as costuravam com suas próprias mãos, possivelmente utilizando as linhas que elas mesmas haviam fiado.

A situação havia sido bastante diferente em Creta, onde as mulheres pareciam ter uma vida social bastante ativa, a ponto de participar de determinadas atividades religiosas como sacerdotisas. De acordo com historiadores, é possível identificar pinturas dessa época retratando mulheres ocupando posição de destaque em espetáculos, exercendo atividades físicas, lutando, caçando ou executando tarefas ao lado de homens. Em Esparta, a situação das mulheres também pode ter sido melhor do que em Atenas. Elas recebiam um rigoroso treinamento desde a infância, mas o objetivo, neste caso, era o de que elas se tornassem esposas e mães exemplares, ao gosto, portanto, do pensamento militarista espartano. Diferente do que ocorria nas demais póleis gregas, a educação das mulheres espartanas reprimia habilidades como dança e música, valorizando atividades como ginástica e esportes em geral. Ainda assim, as mulheres espartanas usufruíam uma liberdade maior do que as das atenienses, podendo, inclusive, dedicar-se ao comércio em condições praticamente iguais às dos homens.

Apesar dessas pequenas vantagens, nem em Creta nem em Esparta as mulheres gozavam dos direitos e das liberdades das cidadãs contemporâneas. É bem verdade que o mundo de hoje impõe desafios novos para as mulheres, mas, por outro lado, certamente apresenta um grande avanço legal e ético em relação a praticamente qualquer outra civilização que tenha nos precedido. Nada mais justo, portanto, que celebrarmos o Dia Internacional da Mulher.  

 

Explicação:


francisco8528: muito Obrigado meu amigo
francisco8528: você nota 1000
francisco8528: você é nota 1000
nubymendes: De nada s2
francisco8528: obrigado
Perguntas interessantes