Ed. Física, perguntado por fernandescarolida, 10 meses atrás

POR FAVOR ME AJUDEMMM É PRA HJ Faça uma reflexão descrevendo e analisando os seguintes aspectos. O que você acredita que precisa ter um profissional que compete em corridas de revezamento ou nas modalidades coletivas do remo? Quais características ele precisa ter? Você acredita que o fator físico (força, altura, entre outras..) é único e exclusivamente importante para ele? Quais outros fatores você acredita que realmente são importantes para um bom rendimento nestas modalidades.

Soluções para a tarefa

Respondido por adnavprof
2

Resposta:

Reflexão:  O atleta “ideal” tem habilidades psicológicas que já o ajudaram a chegar ao esporte de alto rendimento, e que vão além mesmo  de aspectos fundamentais como motivação e persistência. E essas habilidades ainda podem ser treinadas.

Características:

1 – Competitividade. É evidente, mas o atleta se mostra competitivo ainda nos treinos, antes de entrar em competições.

2 – Autoinstruções positivas. O atleta lida com pressões, interna e externas, que vão da dor ao medo, do sol à chuva, do arriscar limites a avaliações constantes.

3 – Resiliência. É a capacidade de lidar da melhor forma com adversidades. O atleta encontra o lado bom das situações, valoriza o que já conquistou. Diante de fatores de risco, encontra fatores de proteção. Não apenas obedece, mas pensa. E ainda passa essa capacidade para a vida pessoal.

4 – Autoconhecimento. Valoriza as próprias qualidades e reconhece pontos fracos, para trabalhar em cima deles. Aproveita mesmo as informações que tem de si mesmo para traçar estratégia para suas provas.

5 - Concentração. Tem a ver com personalidade, mas também com o ambiente.

6 – Capacidade de lidar com o imprevisto. O atleta lida o tempo todo com o imprevisto – são atrasos nas provas, ou antecipações, que podem desestruturar tudo o que planejou ainda no aquecimento. Trabalhar em cima do inesperado, sem perder a motivação, é um diferencial “ótimo”.

7 – Comunicação. Além de ter informações, dele mesmo e dos rivais, o atleta precisa passar isso para o treinador – e este, saber ouvir e como adaptar treinos e intervalos de descanso, mesmo porque um atleta pode precisar parar dois dias enquanto outro precisa se sentir treinando, mesmo que seja em “descanso ativo”.

 Fatores exclusivos:É amplamente aceito que na vasta maioria das modalidades esportivas não há uma única capacidade motora que caracterize a modalidade, mas sim, um conjunto de capacidades que é determinante para um elevado rendimento esportivo. Quanto mais complexa for a estrutura da atividade esportiva, mais importante é a interação entre as capacidades motoras

Outros fatores: Independentemente do nome dado a cada etapa, fase ou estágio do esporte profissional, o mais importante é entender o que deve ser trabalhado ou treinado em cada momento ou espaço de tempo ao longo do processo. Essa é a compreensão necessária para a aplicação correta de uma metodologia adequada a cada objetivo, sem queimar etapas e dando uma continuidade natural a todos os critérios que envolvem o ensino e desenvolvimento de uma modalidade esportiva.

Explicação:

Perguntas interessantes