Por Favor me ajudem! valendo 10 PONTOS
Descreva a saída de Getúlio Vargas do poder, em 1945 .
Soluções para a tarefa
De 1937 a 1945 esteve vigente no Brasil o regime do Estado Novo, que era uma forma de ditadura. No cenário político internacional haviam os capitalistas (EUA, França e Inglaterra), os Fascistas (Alemanha, Itália e Japão) e os comunistas (União Soviética). O Getúlio era chegado com os Fascistas. Nessa época, (1939) estourou na Europa a Segunda Guerra Mundial, que colocava fascistas e capitalistas em batalha (a União Soviética havia feito um pacto de amizade com a Alemanha).
Getúlio se manteve neutro mas como eu já disse o regime do Brasil era similar ao da Alemanha. Depois dos ataques japoneses os EUA tomaram frente na guerra. Nesse momento, eles viram no Brasil uma possível ameaça. Getúlio (muito esperto) negociou com os EUA a entrada do Brasil na guerra se aproveitando de que a Alemanha atacava o Brasil pelo litoral. Durante a Guerra o Brasil apoiou os EUA, mandando até soldados. Em 42 a Alemanha invadiu a URSS. Enquanto os EUA lutavam no pacífico, 'libertavam' a África e invadiam a Europa pelo sul a União Soviética destroçava a Alemanha na principal frente de guerra. A guerra acabou em 1945 com a vitória dos capitalistas e comunistas. As ditaduras pelo mundo perderam força. Os soldados que lutavam por liberdade na Europa chegaram no Brasil alegres, mas tiveram que conviver na ditadura. Aí ficou a questão: como um país que luta lá fora por liberdade aceita uma ditadura? Os EUA não viram nisso uma boa coisa. Coincidentemente, pouco depois da guerra Getúlio (por pressão dos militares e dos EUA) renunciou e a democracia voltou a reinar.
Em 1945,Getúlio Vargas foi forçado a renunciar através de uma ação militar combinada entre a UDN (União Democrática Nacional) e o Exército brasileiro. Além disso, o mundo vivia o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos países democráticos contra ditaduras com caráter fascista, assim, tornava-se quase que inconcebível a manutenção de um regime anti-democrático no Brasil. Lembrando que o governo de Vargas apoiou os Aliados na luta contra os governos nazistas e fascistas.