Por favor, me ajudem. V ou F.
“O governo central (Getúlio Vargas) considerava a interventoria Pernambucana um exemplo bem sucedido de implantação do modelo estadonovista e o governo de Agamenon justificava suas ações em função de objetivo maior a ser atingido: a paz e a harmonia social. A Educação foi um dos setores acionados pela interventoria de Agamenon Magalhães na busca de legitimação e doutrinação para o regime implantado.”[1]
Podemos entender pela citação acima que o período do Estado Novo em Pernambuco, período em que o interventor Agamenon Magalhães assumiu o poder, serviu de modelo para as demais regiões do país. E a educação era um instrumento de disseminação da proposta ideológica defendida por Getúlio Vargas. A partir dos estudos, não apenas do Estado Novo, mas também da Primeira República que antecipou aquele, identifique se as sentenças são VERDADEIRAS e quais são FALSAS.
( ) Os relatórios que apresentavam a situação da Educação em Pernambuco na Primeira República demonstravam como a situação tinha melhorado o suficiente para nos aproximarmos do que era esperado para uma nação a caminho da Modernidade.
( ) A educação durante a Primeira República foi vista no início da República como um caminho para se chegar à Modernidade e teve os EUA como modelo a ser seguido.
( ) A contribuição do Estado Novo para a educação foi significativa, a exemplo da forma que os professores foram tratados, caso fossem contrários às propostas eficientes de educação que foram propostas por esse regime.
( ) Mesmo a educação sendo um instrumento que pode transmitir elementos ideológicos que favoreçam posturas políticas, o Estado Novo soube dosar essa possibilidade promovendo a reflexão e a discussão de ideias significativas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
F/V/V/F são essas as respostas
amandags01:
Não tem essa opção, só tem F,V,F,F
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás