POR FAVOR ME AJUDEM, QUERO Q FAÇAM UM RESUMO COM ASSUNTOS IMPORTANTES (E FÁCIL DE COMPREENDER) SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA
RÁPIDO É DAQUI A 2 DIAS
Soluções para a tarefa
Curto: A revolução francesa foi o estopim de ideias revolucionárias misturadas com uma pitada de revolta popular. Sendo menos abstrato, havia uma crise econômica na França e o povo estava faminto. O processo de industrialização não avançava e o governo francês estava cada vez mais endividado. O país era contra o livre-mercado, portanto, tornando-o fechado economicamente, até que a crise estorou. E o povo, ignorante, procorou qualquer ideia que fosse contra o governo. Então, acabou na Revolução Francesa, que matou milhares, destruiram-se vilas e igrejas. Não há uma Igreja daquela época que não foi saqueada pelos jacobinos (P.S.: Notre-Dame foi feita de adega e algumas imagens foram destruídas).
Explicação maior: O estudo é profundo e poderia-se passar aqui dias falando sobre. De um ponto de vista filosófico, sugiro ler Edmund Burke, ''Reflexões sobre a Revolução na França''. Mas falando historicamente, a França estava quebrada. Eles haviam financiando e participado na Guerra da Independência dos EUA em 1776 para danificar sua arqui-rival, a Grã-Bretanha. Eles se endividaram muito nesta guerra mais do que estavam antes, sem contar que a França era um estado ineficiente e muito corrupto. A organização era baseada em ''estamentos'' (ou ''Estados''). Haviam 3 estados, sendo o Primeiro Estado composto pela Alta Nobreza, o Segundo composto pelo Alto Clero e o Terceiro por Sans-culottes e Baixo Clero. (Sans-culottes significa ''sem-calção'', pois os pobres franceses não tinham condição para comprar calções e os aristocratas referiam-se assim para eles).
Quando o povo estava muito infeliz sobre a situação econômica (e por causa disto, os iluministas aproveitaram para espalhar ódio contra a Igreja Católica e outras ideias nefandas), o Rei Luís XVI foi forçado a chamar uma Assembleia Nacional Constuinte - que lhe serviria de parlamento. Mas a votação não seria per capita (por cabeça) como é feito na maioria do mundo, ou seja, cada deputado tinha um voto - não era assim. Era feito assim: No primeiro estado, todos votavam e se a maioria fosse a favor, o voto do primeiro estado era a favor. O voto era feito por estados, como haviam 3 estados na Assembleia e cada um atinigia maioria, assim era feito. Mas os iluministas reclamavam que ''O clero e a nobreza possuem 2 estados enquanto o povo só possui 1, isto é injusto! Eles conspiram contra nós!''.
OBS.: Os que sentavam na Ala Direita da Assembleia eram os que ficavam ao lado do Rei (girondinos). Os que sentavam na Ala Esquerda da Assembleia eram os iluministas radicais (jacobinos), daí veio a expressão ''sou de direita'' e ''sou de esquerda''.
Coisa que levava maior complicação, pois o povo começou a desacreditar no sistema legal vigente e a partir para uma solução mais radical: pegar em armas. O Rei Luís percebendo tanta agitação - até dentro do próprio exército francês - começa a convocar vários regimentos leias ao Rei para Paris, como o Regimento de Cavalaria de Flanders para ser sua guarda pessoal. Os conflitos começam quando a França aprofunda a crise porque o livre-mercado não é adotado, os impostos eram altíssimos (chegava em mais de 20% e eles diziam que é absurdo e hoje, no Brasil, é mais de 65%, imagine que os sans-culottes fariam com o Brasil se vivessem aqui).
A revolta estoura e parte do Exército entra com os revoltos. Há toda uma trama por trás, histórias. O Rei tenta fugir, mas é pego várias vezes. Sua esposa é odiada pelos franceses, porque ela era estrangeira (da Áustria), sendo chamada pejorativamente de ''a prostituta austríaca'' (eu disse este nome porque o Brainly não permite outro sinônimo de prostituta, porque é palavrão, sabe). Muita algazarra e cabeças rolando. Acaba que quem assume é Robespierre e ele inicia o ''Reinado do Terror.'' Queria falar um pouco mais, mas percebi quão grande ficou e você pediu um resumo fácil kskskskkssk. Se quiser, pesquise mais detalhes. Cada dia da Revolução (que durou 2 anos) tem uma história interessante a ser contada. Depois de Robespierre matar mais de 40 mil pessoas, incluindo freiras inocentes, abades e monges, pois ele odeiava a Igreja, quem assum o poder é Napoleão Bonaparte I no golpe do 18 de Brumário e estabelece um império ditatorial que duraria tempo demais... e seria incofundível na história europeia. Espero ter ajudado! O conteúdo é bem extenso, então, fiz o que puder. De nada!
Assista aqui para mais informações históricas: https://www.youtube.com/watch?v=iNqxwDAiC0g