Sociologia, perguntado por Ecomir, 1 ano atrás

Por favor, me ajudem! Preciso com muita urgência!!! 

Leia o texto e responda a questão:

TEXTO:

CONCLUSÃO
Devemos reconhecer, primeiramente, que a aproximação entre ética e economia é um reflexo da condição global de desequilíbrios sociais crescentes, degradação da natureza e falta de um desenvolvimento sustentável. A exclusão de uma grande parcela da população humana também tornou necessária uma nova organização e articulação social, mesmo que de forma precária, e resultando em ações voltadas a aliviar sua situação.
Devemos concordar com Dussel ao ele afirmar que o dilema complexo moral, nesse período da história, é a preocupação com a vida – seja ela humana, seja no sentido mais amplo, o meio ambiente. E essa é a principal justificativa encontrada nas declarações sobre a ética empresarial e sobre a responsabilidade social da empresa. Como parte de uma resposta a essa situação, as empresas e organizações civis, além do poder público e das entidades internacionais, têm proposto um novo papel para as empresas, fazendo-as assumir responsabilidades para reverter esse quadro e desenvolver uma ética sustentável e socialmente responsável. As propostas daí advindas chamam a atenção para uma ética apoiada nos princípios universais de direitos humanos e de respeito à vida, aplicada também às relações econômicas.
Embora esse desenvolvimento seja positivo, nossa análise de Swift e Zadek e a comparação com Kohlberg mostraram que a maioria das atividades relacionadas a esse tema se concentra em níveis éticos bastante elementares. Mesmo sendo um avanço com referência ao passado, a exigência de respeitar a lei, ou de reconhecer os interesses de outros setores, não é considerada por muitos como parte de um programa ético, mas como simples observância às convenções vigentes: cumprir com aquilo que todo mundo deveria fazer. Portanto, é válida a descrição realística de Howard Bowen, de 1953, sobre o que se pode esperar da responsabilidade social corporativa: “Responsabilidade social é a obrigação dos empresários de seguir as políticas, tomar as decisões ou seguir as linhas de ação desejáveis aos objetivos e valores da sociedade”. Bowen posiciona a responsabilidade social diretamente no nível convencional de moralidade, obrigando as empresas a incorporar os objetivos e valores da sociedade. Desse modo, o apelo para que elas incorporem princípios éticos capazes de transformar a sociedade parece-nos ser uma expectativa longe do seu alcance.
É necessário um sistema de interação mais global para fazer transformações significativas. Para a empresa ir além do princípio do lucro e do interesse próprio, de modo sistemático, há que ter o apoio institucional da sociedade, do poder público e de outras empresas para transformar o tecido cultural e a forma de se entender a ética nos negócios. O princípio da comunicação, proposto por Habermas e Apel, é um elemento fundamental a essa mudança, pois a dimensão comunicativa é essencial ao desenvolvimento e à evolução dos níveis morais em direção a estágios ou gerações mais avançadas. Significa que a responsabilidade social corporativa deve ser comunicativa e cooperativa, incluindo a participação dos outros setores da sociedade, sem limitar-se à ação individual ou desenvolvida em isolamento. Nesse sentido, pode-se concluir que a condição para que as empresas possam transformar a sociedade é a sua articulação em conjunto com outros setores, objetivando a promoção da vida e tornando possível o diálogo entre ética e economia.

QUESTÂO)

O texto apresenta três importantes pontos:
1. Chamam a atenção para uma ética apoiada nos princípios universais de direitos humanos e de respeito à vida, aplicada também às relações econômicas.
2. As atuais organizações se concentram em níveis éticos bastante elementares.
3. A dimensão comunicativa como sendo essencial à evolução dos níveis morais mais elevados e garantir que esteja articulada com outros setores da sociedade.
Explique a correlação entre esses pontos e dê um exemplo sobre ética empresarial e outro exemplo sobre corrupção.

Soluções para a tarefa

Respondido por Carlos1864
9
Olá, segue a resposta.
A relação que existe entre os 3 pontos é a seguinte: As empresas hoje seguem diferentes padrões de conduta, umas tem padrões rígidos que exigem muito do profissional, outras nem tanto. Mesmo assim, um consenso deveria ser feito e um padrão criado, a partir da ética e o respeito ao direitos humanos. Ou seja, deveriam exigir muito do profissional que trabalha em sua empresa, mas também oferecer suporte necessário para que ele não fique sobrecarregado e consiga desempenhar. Tudo que a empresa fizer será refletido nos funcionários e tudo que os funcionários fizer será refletido na empresa. O melhor seria encontrar um meio termo entre trabalho ao extremo e trabalho suficiente, o primeiro seria um trabalho que ultrapasse o que o profissional merece por lei, o que não seria nada bom, já que o rendimento cairia e seria um crime contra os direitos humanos. Já o segundo seria o necessário, o trabalho seria produtivo para a empresa e para o empregado.
Um exemplo de conduta ética é o apoio em casos de doenças, ou criação de dinâmicas que promovam interação social entre os participantes da empresa.
Um exemplo de corrupção seria abusar da mão de obra do empregado, sem dar a ele os devidos lucros, exemplificando seria aumentar a produção para ele, sem dar um aumento justo, ficando para a empresa só os lucros.

ÉrikaSouza13: reflexo da condição global de desequilíbrios sociais crescentes, degradação da natureza e
falta de um desenvolvimento sustentável. A exclusão de uma grande parcela da população
humana também tornou necessária uma nova organização e articulação social, mesmo
que de forma precária, e resultando em ações voltadas a aliviar sua situação.
Devemos concordar com Dussel ao ele afirmar que o dilema complexo moral, nesse período
da história, é a preocupação com a vida – seja ela humana, seja no senti
Perguntas interessantes