Por favor me ajudem!!Por que a região Norte tem menor população de quilombolas??
Soluções para a tarefa
Resposta:
theo123414
Explicação:
Resposta: A partir de 1980 a população da Região Norte obteve um bom nível de crescimento vegetativo, porém o número de habitantes ainda é modesto. Atualmente a população dessa região é composta por 15.864.454 habitantes, respondendo por apenas 8% do povo brasileiro, distribuída em uma gigantesca extensão territorial de 3 869 637,9 Km2. A população absoluta da Região Norte supera somente a da Região Centro-Oeste.
Dentro da Região Norte existe uma grande disparidade entre os estados quanto à concentração da população, por exemplo, o Pará abriga cerca de 7.581.051 habitantes, isso lhe dá a condição de mais populoso regionalmente, enquanto que Roraima possui apenas 450.479 habitantes.
De forma geral, a densidade demográfica de todos os estados do Norte é pequena, a população em sua maioria se encontra concentrada em centros urbanos (cidades), são aproximadamente 500 municípios.
Um aspecto comum da população da Região Norte, tanto habitantes do campo quanto das cidades, é a incidência de concentração de pessoas às margens de rios. As principais cidades da Região se encontram estabelecidas às margens de rios, como Manaus, Belém, Porto Velho, Santarém, Marabá e Altamira. Essa configuração recebe o nome de população ribeirinha.
O fato de a população se concentrar às margens de rios é proveniente de diversos fatores, o principal é a dificuldade para se locomover dentro da floresta Amazônica e a falta de infraestrutura de transporte, como rodovias e ferrovias, sendo assim, a melhor alternativa é a utilização dos rios com via de circulação (hidrovia).
Um problema enfrentado por praticamente todos os estados da região Norte é o desprovimento parcial de redes de esgoto e água tratada, existem estados como o Acre onde apenas 35% da população têm acesso à rede de esgoto, Tocantins 16%, e o estado de maior percentual não ultrapassa 50% (Pará).
Explicação: