Português, perguntado por juliana050298, 1 ano atrás

por favor me ajudem.

o valor diferença
o desafio de se conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário. Diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com frequência no mundo globalizado, é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.

Diariamente, nos deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões e classes sociais. Muitas vezes, são nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivência enriquece nossa vida, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornando pessoas mais fraternas. Porém, nem sempre essa relação acontece facilmente. fatos divulgados pela mídia nos mostram que, para alguns, ainda a simples diferença fenotípica gera discriminação e violência, como no caso do brasileiro que foi confundido com um terrorista em londres. Ele foi brutalmente exterminado pela polícia inglesa por ter feições diferentes da maioria dos britânicos.

para o bom funcionamento das sociedades, a diferença precisa ser respeitada. nas relações econômicas internacionais, se liga com diferentes culturas ao menos tempo. Não há espaço para discriminação para quem quer ser competitivo no mercado.

Questões relativas ao modelo de texto dissertativo-argumentativo

1-qual é a tese defendida pelo articulista na introdução do texto?

2-qual é o tipo de parágrafo escolhido pelo autor na introdução?

3-no desenvolvimento,que argumentos o produtor do texto usa para defender a tese dele?

4-no segundo parágrafo,que relação de sentido o conectivo "porém" estabelece com o enunciado anterior?

5-ao mencionar,no desenvolvimento, o "caso do brasileiro que foi confundido com um terrorista em Londres,o autor usa que tipo de argumento?

6-a conclusão de um texto argumentativo pode ser do tipo resumo,ou seja,que retoma a tese,fortalecendo-a,ou do tipo sugestão,ou seja,que oferece propostas para a solução do problema levantado. No texto em análise,que tipo de resumo é usado? justifique com elementos do parágrafo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rose07
23
1 ) O desafio de conviver com as diferenças ,em um mundo globalizado .

2 ) O valor da diferença.

3 ) Que a convivência enriquece nossa vida,pois aprendemos a respeitar o nosso próximo , nos tornando pessoas mais fraternas .

4 ) O " porém ", nesse caso demonstra que nem sempre há uma aceitação e uma convivência pacífica ,muitas vezes os pré- julgamentos ,permanecem inalterados.

5 ) A simples diferença fenotípica , gera discriminação e violência, é a o caso do brasileiro, que foi brutalmente exterminado ,por ter feições diferente da maioria dos ingleses.

6 ) O autor conclui o texto argumentativo , com uma proposta a todos que ainda prossegue com a discriminação .
Para um bom funcionamento das sociedades , não há espaço para discriminação , para que quer ser competitivo no mercado .

Espero ter ajudado... Boa sorte
Respondido por MPia22
2

1 - Na introdução do texto “O Valor da Diferença”, o autor defende a tolerância e o respeito incondicional aos direitos humanos como formas de conseguir conviver pacificamente com a diferença na sociedade.

2 - O parágrafo de introdução escolhido pelo autor é o argumentativo/expositivo, pois ele apresenta o problema central (o desafio de conviver com a diferença) e expõem maneiras de lidar com o problema.

3 - A defesa da tese se dá através dos argumentos levantados pelo autor ao longo do texto. No desenvolvimento o autor demonstra que a convivência com pessoas das mais variadas culturas é uma constante na vida em sociedade.

4 - A utilização do conectivo “porém” no segundo parágrafo serve para demonstrar que as relações com pessoas de diferentes culturas entre pessoas próximas, nem sempre são suficientes para conscientizar o indivíduo sobre o assunto.

5 - O autor utiliza o argumento por exemplificação, utilizando o caso para exemplificar a violência gerada pela intolerância em relação ao convívio com pessoas de culturas diferentes.

6 - O resumo escolhido pelo autor para a conclusão da tese é o resumo indicativo. Nele, ele resume a ideia central do texto, sem, no entanto, reescrever argumentos já presentes no texto.

O que é Texto Dissertativo-Argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo é um texto estruturado através de argumentos, opiniões e explicações provenientes do autor com a intenção de defender uma determinada ideia.

O texto dissertativo-argumentativo é muito solicitado em vestibulares e concursos públicos e apresenta uma estrutura simples, composta por 3 partes:

  • Introdução - o autor situa o leitor acerca do tema que será abordado;
  • Desenvolvimento - o autor demonstra através da argumentação e opinião a ideia e seu desenrolar ao leitor;
  • Conclusão - o autor expressa as conclusões acerca do tema demonstrado, enfatizando seu argumento final.

Para apresentar suas ideias ao longo do texto dissertativo-argumentativo, o autor pode optar por diferentes tipos de argumentos:

  • Autoridade - citar frases, expressões, partes de texto relacionado ao ponto de vista de algum estudioso da área;
  • Comprovação - apresentar dados comprobatórios;
  • Comparação - comparar dois fatos distintos;
  • Causa e Consequência - realizar parâmetros de causa e consequência tanto positivas quanto negativas;
  • Exemplificação - utilizar exemplos de situações;
  • Enumeração - listar vários argumentos por assunto.

Tipo de Resumo

O resumo é uma forma de sintetizar um texto original, apresentando somente suas ideias centrais. Existem três tipo de resumo:

  • Indicativo - apresenta as ideias centrais sem que exista citações do texto original;
  • Informativo - apresenta de maneira resumida os dados e levantamentos do texto original;
  • Crítico - resume o texto original colocando o ponto de vista do autor sobre ele.

Conheça mais sobre Texto Dissertativo-Argumentativo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40391371

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes