Filosofia, perguntado por Georgie20, 10 meses atrás

Por favor me ajudem No seu dia a a dia, você toma as suas decisões, na maioria dos casos, de acordo com o estado teológico, metafísico ou positivo? Explique a sua resposta com exemplos.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

A Lei dos três estados: teológico, metafísico ou positivo é uma teoria sociológica, formulada por Auguste Comte, para tentar compreender o processo de evolução de uma sociedade ou cultura.

No estado teológico, as sociedades buscam explicações para a realidade no sobrenatural, nos mitos, nas crenças e nas religiões, isto quer dizer que ainda não se valoriza o pensamento racional.

No estado metafísico, o homem busca gradualmente abandonar os dogmas religiosos, surgindo reflexões sobre os fenômenos da natureza, porém ainda sem comprovação prática.

No estado positivo, predomina o conhecimento e a racionalidade das técnicas da ciência, que investiga e estuda as leis naturais para explicar os fenômenos da realidade.

Se colocarmos estes três estados na vida humana e na forma como agimos no mundo, podemos dizer que nossas decisões na infância são determinadas pelo estado teológico, quando nossos pais ou orientadores, impõem suas regras de procedimento. Tomamos nossas decisões baseadas nas regras impostas pelos costumes.

Já na adolescência procuramos um novo olhar sobre costumes e regras impostas, mas ainda não existe a reflexão advinda da prática. Nos revoltamos e mormente somos contra, sem no entanto sabermos como realmente deveríamos agir.

Na fase adulta adquirimos a experiência prática e também reflexiva. Nosso agir se modifica segundo um aprendizado que organizou nosso entendimento do mundo de maneira crítica e racional.

Então, como tomamos nossas decisões em nosso dia-a-dia? Vamos tomar um exemplo simples. Queremos ir a uma festa. Claro que no primeiro momento, ou no estado teológico, a decisão de ir ou não ir, depende dos nossos pais ou orientadores. Eles tomarão a decisão.

No estado metafísico, ir a uma festa depende agora, em parte do consentimento dos nossos pais ou orientadores, porém podemos já exercer alguma influência na decisão e normalmente, uma decisão imposta nos leva a inúmeros questionamentos como: porquê não posso ir? Porquê devo voltar as 10 horas?

No estado positivo, quando a decisão é nossa, ir ou não à uma festa envolve questionamentos racionais e práticos: chegarei muito tarde da festa e preciso estudar para uma prova ou ir trabalhar? As pessoas que encontrarei são realmente meus amigos? Devo dedicar esse tempo em estar em casa com minha família? Afinal já aprendemos com nossa experiência que ir ou não a uma festa envolve muitos outros aspectos além da permissão e vontade.

Bons estudos!

Perguntas interessantes