Filosofia, perguntado por ppedroto, 10 meses atrás

Por Favor, me ajudem!!!!???
Leia o texto de Gilda Naécia Maciel de Barros sobre a peça Rei Édipo, de Sófocles, e responda: qual aspecto da vida e de nós próprios é discutido no texto?

"Não foi sem razão que Aristóteles, na Poética, ao estabelecer os princípios de uma teoria da tragédia, considerou o Rei Édipo uma peça exemplar. Todavia, o caráter paradigmático deste texto parece-nos ultrapassar as exigências formais da teoria aristotélica para se impor a nós, ainda hoje, como obra de valor perene e sempre atual. De fato, no teatro sofocleano experimentamos a especial sensação de nos colocar diante de nós próprios, no desafio que representa o fato de existirmos e, de existindo, assumir a decisão de escolher o sentido de ser."

Soluções para a tarefa

Respondido por tamyresdejesus
61

O aspecto da vida humana que é a condição humana de liberdade inescapável, de modo que o humano é aquele que é livre para fazer escolhas e que não pode livrar-se desta liberdade, sendo impossível para o homem conhecer as decisões do "destino", tendo que sempre escolher um caminho entre muitos e, por meio de suas escolhas, construir a sua identidade.


Isto se relaciona com a filosofia existencialista, uma escola de pensamento que foi muito popular no final do século XIX e no começo do século XX - bem depois de Sófocles -, fato que serve para ilustrar o quão duradoura é a mensagem daquela peça, tendo sido relevante tanto para aquela sociedade quanto para a nossa, o que serve como argumento para quem defende que a natureza humana é mesmo a liberdade e a experiência humana é intrinsecamente determinada pelas escolhas que os sujeitos, livremente, fazem.

Perguntas interessantes