POR FAVOR ME AJUDEM!!!!
(Fuvest-SP) As curvas de pressão de vapor de éter dietílio (A) e etanol (B) são dadas a seguir.
a) Quais os pontos de ebulição dessas substâncias na cidade de São Paulo (pressão atmosférica = 700 mmHg)?
b) A 500 mmHg e 50°, qual é o estado físico de cada uma das suas substâncias? JUSTIFIQUE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor fica igual á pressão atmosférica. Pelo gráfico, o éter dietílico tem pressão de vapor 700 mmHg a 32°C. e o etanol, a 77°C. Portanto, o ponto de ebulição do éter dietílico é 32°C e o ponto de ebulição do etanol é 77 °C.
b) A 500 mmHg, o ponto de ebulição do éter dietílico é 22°C e o do etanol é 67 °C. Portanto, a 50°C, o éter dietílico é gasoso e o etanol é líquido.
Explicação:
ja ta ai
Ao considerarmos a Pressão atmosférica em 700 mmHg obtemos que o éter terá seus pontos de ebulição próximos a 32° C (Graus Célsius) e o composto Etanol terá seu Ponto de ebulição próximos aos 76 °C (Graus Célsius). [a]
Em uma condição em que a pressão corresponde a 500 mmHg e 50°C (graus Célsius) o estado físico do éter será Gasoso (Vapor), e o Etanol irá se encontrar no estado físico Liquido. [b]
O estado físico em questão acontece nos compostos citados, pois o éter nas condições supracitadas apresenta uma temperatura de ebulição próxima dos seus 23 graus célsius, logo aos 50 estará no seu estado gasoso.
E o Etanol nas condições de uma pressão de 500 mmHg apresenta Ponto de ebulição próximo aos 67 graus célsius, o que aos 50 graus encontrara liquido.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/3086699