POR FAVOR ME AJUDEM, EU TENHO QUE ESCREVER UM TEXTO INFORMATIVO, E EU NÃO SEI O QUÊ ESCREVER, ME AJUDEM!!
ESCREVA UM TEXTO INFORMATIVO.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Papel em de começar um texto? Ali, na última hora, dá vontade de fazer qualquer outra coisa, menos alinhavar a primeira frase. Não interessa se você é jornalista, aluno ou professor. Escrever é mesmo uma guerra. Pode ser a reportagem de capa da revista, uma carta para a namorada, a redação do vestibular, a prova de História ou Português.
Qualquer coisa que se coloque no papel exige mais do que inspiração. Para vencer batalhas é necessário escolher as armas certas. Sempre que eu preciso escrever algo, sigo alguns passos básicos:
O recheio — o papel está em branco e o cérebro idem? Pelo menos tenho um tema. Drogas? O que é fundamental dizer? Vou tratar da questão pelo aspecto social ou fazer um tratado bioquímico? O importante é saber o que quero dizer.
O out-door — as primeiras linhas são decisivas. Se ficar ruim, perco o leitor, tomo zero do meu avaliador. Elas precisam funcionar como um out-door, um chamariz para entrar no texto e não sair mais. Prefiro as frases curtas e algo que surpreenda. Uma palavra inesperada, uma idéia maluquinha.
O esqueleto — mas o texto continua, não adianta só começar a mil. Escrever bem é ir costurando devagar até tecer uma boa colcha de idéias. Para evitar o desvario, um roteirinho ajuda. No primeiro parágrafo falo disso, no segundo engato com aquilo e concluo de um jeito xis.