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A primeira leitura do quadro Autorretrato no Ateliê, 1973 tem como balizadores a representação de dois espaços muito bem definidos, entre os quais a artista se coloca em posição limítrofe. Acima vê-se a imagem da tela em que o cultivo da terra remete ao trabalho, e em cuja direção a artista olha. A temática dessa tela, por sua vez, contrasta com as imagens presentes nas telas de baixo, dos momentos festivos que relacionamos à indústria cultural. Há aqui um apelo ao congraçamento possível. Compadecido pelo choro, o observador seria levado a interpretar a cena a partir do confronto temático sentido por Maria Auxiliadora em sua condição de artista. Em um segundo momento, porém, os elementos que compõem a obra poderiam ser interpretados em circularidade em vez de oposição. Deste modo, a guia dos olhos não mais seria a linha que a divide em terços, mas a figura central circunscrita pelos componentes da tela, todos inscritos no mesmo tipo de circulação da cultura de massa: o retrato bucólico de uma pretensa paisagem rural, duas pinturas com imagens do cotidiano de setores urbanos, e a artista negra que está agora na mira do quadro e chora. Haveria, então, não mais um congraçamento, mas uma sutil ironia em relação à complacência do fruidor. Ao romper com a expectativa de oposição e ao se colocar como parte do jogo, Auxiliadora explicita a posição ambígua do trabalho de arte.
CARNEIRO, Amanda. Maria Auxiliadora em duas telas. In: PEDROSA, Adriano; OLIVA, Fernando. (org.). Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência. São Paulo: MASP, 2018. p. 41-47. Adaptado.
Com base na imagem e no fragmento acima, responda.
a) Em que consiste o “congraçamento” apontado pela autora do texto na primeira leitura?
b) Em que consiste a “ironia” apontada pela interpretação da autora do texto na segunda leitura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) consiste em uma conciliação e harmonização das culturas e momentos festivos, trazendo ao observador a reflexão da cena, a partir da comodidade da artista.
b) a ironia vem através da interpretação de que na obra, o retrato ingênuo de uma suposta paisagem rural, com retratos do cotidiano, a artista negra, como foco, chora.
Explicação: foi o que eu coloquei na minha :)
a) Nesta leitura do "Autorretrato no Ateliê", o congraçamento consiste na harmonia de momentos culturais e festivos, trazendo ao espectador uma reflexão da cena a partir do conforto do artista.
b) Ironicamente, na obra, a artista chora no retrato ingênuo de uma suposta paisagem rural, assim como um retrato da vida cotidiana, tendo a artista negra como foco.
Perspectivas do Autorretrato no Ateliê
A primeira leitura das pinturas do Autorretrato no Ateliê é pautada pela representação de dois espaços bem definidos onde o artista se coloca à margem. Acima está uma imagem da tela, o lavrar da terra remete à obra, na qual o artista olha. Por sua vez, o tema desta tela contrasta com o imaginário da tela abaixo, dos momentos festivos associados à indústria cultural.
Entenda melhor esta obra "Autorretrato no Ateliê" ao compreender o que é autorretrato, aqui:
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