Por favor me ajudem eu preciso
COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
Escreva sobre:
1- Motivos de iniciar a colonização desta terra que viria a ser o Brasil:
2- Comércio de pau-brasil:
3- Motivo das ilhas Fernão de Noronha ter esse nome:
4- Árvore símbolo do Brasil:
5- Trabalho indígena:
6- Devastação da Mata Atlântica:
7- Populações em áreas de proteção:
8- Sustentabilidade:
Soluções para a tarefa
2) Nos primeiros trinta anos de colonização, as únicas atividades se limitavam a realizar a extração do pau-brasil nas regiões litorâneas do país. Tal empreendimento contava com a colaboração dos índios, que em troca de alguns produtos e utensílios, realizavam a derrubada e o armazenamento da madeira
3)este lugar é Fernando de Noronha. E a ilha tem este nome porque foi justo o fidalgo Fernan de Loronha (arrendatário de pau-brasil), quem bancou a expedição exploradora destas terras.
6)São 500 anos ininterruptos de ocupação sem a menor preocupação ambiental e que levaram a Mata Atlântica a sua quase extinção total. Os motivos e contextos são obviamente variados, mas nunca se devastou tanto quanto no período da expansão cafeeira do século XIX e da ditadura militar de 1964-1985.
7) É cada vez mais freqüente escutar-se propostas de entregar as unidades de conservação de proteção integral às populações tradicionais, especialmente indígenas. No momento, este intento é contrário à lei, mas tanto se fala que até é possível prever que se proponha modificá-la. Dois tipos de argumentos são usados para esse propósito: os direitos dos povos indígenas sobre as terras protegidas pelo Estado e o caráter sustentável do seu estilo de vida. Nesta nota se discute a validade dessas premissas.
8 ) Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.
Resposta:
1. processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
2 Antes da efetiva colonização do Brasil, que começou, de fato, na década de 1530 com a montagem do sistema mercantilista, o produto que trouxe maior rentabilidade aos aventureiros, navegantes e primeiros colonos que aqui se instalaram foi o pau-brasil.
O interesse na extração e comercialização do pau-brasil, ou Caesalpina echinata, como é conhecido cientificamente, resultou de duas características principais inerentes a esse vegetal: 1) as propriedades de tingimento de tecidos, que vêm da sua coloração avermelhada; 2) sua madeira resistente, que servia para a confecção de vários artigos, desde instrumentos musicais até móveis.
3 O relato não deixa dúvida: este lugar é Fernando de Noronha. E a ilha tem este nome porque foi justo o fidalgo Fernan de Loronha (arrendatário de pau-brasil), quem bancou a expedição exploradora destas terras.
4 Ipê-amarelo, árvore símbolo do Brasil, embeleza campus da Unifor durante o mês de dezembro.
5. Nunca chegou a acontecer uma substituição do trabalho indígena pelo trabalho do negro escravizado. Os povos originários seguiram sendo largamente requeridos pelas economias e sociedades coloniais do Brasil, mesmo depois da chegada dos africanos ao Brasil colonial.
6. O desmatamento na Mata Atlântica cresceu 27,2% entre 2018 e 2019, na comparação com o período entre 2017 e 2018, de acordo relatório do Atlas da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O percentual corresponde a um total de 14.502 hectares.
7. É cada vez mais freqüente escutar-se propostas de entregar as unidades de conservação de proteção integral às populações tradicionais, especialmente indígenas. No momento, este intento é contrário à lei, mas tanto se fala que até é possível prever que se proponha modificá-la. Dois tipos de argumentos são usados para esse propósito: os direitos dos povos indígenas sobre as terras protegidas pelo Estado e o caráter sustentável do seu estilo de vida
8. Durante 300 anos, uma parte do continente americano foi colonizada pelo Reino português. Sendo um desdobramento da expansão marítima, a colonização da América portuguesa possuía as mesmas motivações mercantis e religiosas que haviam impulsionado aquela expansão. A partir das vilas e cidades coloniais, o sertão foi conquistado e ocupado: surgiam as regiões coloniais, onde brancos europeus, nativos americanos e negros africanos conviviam de modo forçado, como colonizadores, colonos e colonizados.