POR FAVOR ME AJUDEM, É URGENTE !!!!!!!!!!!!
AS MODALIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Além dos diferentes níveis e etapas da educação escolar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação também apresenta as modalidades de ensino da Educação Básica brasileira. Dentre a variedade preconizada na LDB, vamos apresentar a seguir a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação Especial.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade da educação Que atende a indivíduos que por qualquer motivo não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Segundo a LDB, esta modalidade destina-se: Art. 37. (...) àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos Fundamental e Médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. (BRASIL, 1996) A Educação de Jovens e Adultos deve respeitar as características e necessidades dos alunos e garantir as condições para acesso e permanência na escola. Destinada a jovens, adultos e idosos, ela perpassa todos os níveis da Educação Básica do país.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
A Educação Profissional e Tecnológica é destinada ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e profissional. Ela ocorre a partir da oferta de cursos de formação inicial e continuada, permitindo que o aluno desenvolva conhecimento acerca de determinada profissão. Segundo a LDB: Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. (BRASIL, 1996)
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Essa modalidade busca tornar acessível o ensino a indivíduos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ela deve ser desenvolvida de forma inclusiva, com apoio complementar específico, quando necessário. Segundo a LDB: Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (BRASIL, 1996) A Educação Especial é uma modalidade de ensino que requer currículos, métodos e técnicas específicos, considerando a inclusão do aluno ao ambiente escolar e ao convívio social. Esse deve ser um compromisso de todos os agentes da educação – professores, gestores, pais e responsáveis, alunos e comunidade -, como falaremos a seguir!
ESCOLA INCLUSIVA: UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS
Atendendo aos marcos regulatórios da educação do país, a escola deve ser um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, ou seja, deve matricular todos os alunos, sem distinções, e oferecer condições estruturais e didático-pedagógicas para todos. Para ser efetivamente uma escola inclusiva, é preciso assegurar o atendimento à diversidade humana e ser capaz de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças. Para isso, o primeiro passo é eliminar qualquer tipo de prática excludente, pressupondo a igualdade de oportunidades, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção. Além disso, é preciso observar os princípios da educação inclusiva e investir na formação de educadores.
ATIVIDADE: Após ler o texto, escrever sobre cada uma das Modalidades apresentadas, escreva o que você entendeu.
Soluções para a tarefa
Resposta:
EDUCAÇÃO BÁSICA: Além dos diferentes níveis e etapas da educação escolar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação também apresenta as modalidades de ensino da Educação Básica brasileira.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade da educação Que atende a indivíduos que por qualquer motivo não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A Educação Profissional e Tecnológica é destinada ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e profissional. Ela ocorre a partir da oferta de cursos de formação inicial e continuada, permitindo que o aluno desenvolva conhecimento acerca de determinada profissão.
EDUCAÇÃO ESPECIAL: Essa modalidade busca tornar acessível o ensino a indivíduos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ela deve ser desenvolvida de forma inclusiva, com apoio complementar específico, quando necessário.
ESCOLA INCLUSIVA: UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS:Atendendo aos marcos regulatórios da educação do país, a escola deve ser um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, ou seja, deve matricular todos os alunos, sem distinções, e oferecer condições estruturais e didático-pedagógicas para todos.