História, perguntado por Dudamachadopb, 11 meses atrás

Por favor me ajudem!!! É pra hoje a tarde e eu esqueci!!
Obrigada!!

1- O que significou a ruralização da sociedade europeia?
2- O que significa feudo?
3- caracterize quem eram:
a) Suseranos
b) Vassalos
c) Senhor do feudo
4- Como estava dividida a sociedade na Idade Média? Caracterize cada uma delas
5- Os servos devim pagar impostos ao senhor feudal. Quais eram esses impostos? Explique cada um deles.
6- Como estava dividido o senhorio medieval? Comente cada parte.
7- Escreva um resumo sobre as inovações agrícolas, o revigoramento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média

Soluções para a tarefa

Respondido por kaiquebruno13p5l23z
4
Não sei se deu tempo mas ta ai !!! ^^
1) A sociedade se ruralizou após a queda do império romano para fugir das invasões bárbaras.A sociedade se organizou em latifúndios que visavam a produção autossuficiente sem a necessidade de comércio.As propriedades se organizavam em feudos o senhor feudal mandava ( era o dono ),ele pertencia a nobreza.Na base da pirâmide vinha os servos que cuidavam da produção e pagavam altos impostos em troca de abrigo e proteção nas guerras.A sociedade também se caracterizava pela impossibilidade de mudança das classes sociais ou seja,quem nascia servo moria servo,quem nascia nobre morria nobre e assim por diante. 

2)uma porção de terra doada de um rei para um nobre,em q o rei doava essa parte de terra e o nobre q recebia dava proteção ao rei.

3)a- O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiro.

b-
Vassalo é aquele que oferece ao senhor ou suserano fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se para várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. ... Estes, em troca de fidelidade e lealdade a seu senhor, recebiam benefícios, como o feudo.

c-
Os senhores feudais Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios.

4) era dividida entre: 
 rei 
 clero
 nobreza
 servos 
nessa ordem.

5)
Essa taxa ficou conhecida como talha. Como os senhores feudais não deixavam escapar nenhuma oportunidade de cobrança de taxas ou impostos, os servos também pagavam a banalidade, um imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.No plano dessas relações servis, havia diversos tipos de impostos que os servos tinham que pagar aos seus senhores, incluindo também os serviços que prestavam a eles. Desse modo, no manto senhorial os servos tinham que trabalhar vários dias por semana, numa prática chamada de corveia.

6)
Era dividido em três partes básicas: o feudo senhorial, onde ficava o castelo com terras de uso exclusivo do Senhor; os feudos servis, compostos por vários lotes, chamados tenências, entregues aos servos; e os feudos comunais, compostos por bosques e pastos usados tanto pelo senhor tanto pelos servos.

7)
Com o aumento da oferta de alimentos ,já não havia necessidade de tanta gente para trabalhar na agricultura. Então, muitos camponeses deixaram o campo em busca de outro meio  de vida: alguns foram trabalhar como artesãos (sapateiros,carpinteiros, ferreiros) nas cidades ; outros se tornaram mercadores  ambulantes , levando e trazendo mercadorias  de um lugar para outro.
Alem disso, os moradores do campo passaram a trocar o que produziam(alimentos) por artigos produzidos nas cidades(roupas,sapatos e moveis); isso estimulou o artesanato, o comercio local e a vida.
 
 Espero que tenha lhe ajudado :) !!! 

Dudamachadopb: Muito obrigada!!!
Perguntas interessantes