POR FAVOR ME AJUDEM É PRA AMANHÃ CEDO
Levante hipóteses sobre as razões da ausencia da Revolta dos alfaiates e de seus líderes na memória nacional brasileira (diferentemente do que acontece com Tiradentes).
Soluções para a tarefa
Podemos assumir que isto se dá pois foi o caso de Tiradentes (poderia ter sido qualquer evento do mesmo tipo), e não dos Alfaiates, que foi escolhido para ser valorizado ideologicamente, virando um símbolo nacional e sendo incluído nas escolas como forma de simbolizar a resiliência brasileira, de modo que por uma questão arbitrária lembramos de Tiradentes e não da Revolta dos Alfaiates.
Outro motivo pode ser o tipo da revolta: a Revolta dos Alfaiates foi popular, ela desejava o fim da escravidão e a reorganização social, um sentimento um tanto perigoso para qualquer governo estabelecido, de modo que a Inconfidência Mineira é muito mais "pacífica", mais segura de se usar como símbolo.
Para responder essa questão precisamos utilizar conhecimentos sobre Revolta dos Alfaiates no Brasil Colônia.
Ausência da Revolta dos Alfaiates na Memória Nacional
Um dos motivos pela ausência da Revolta dos Alfaiates na memória nacional é porque foi uma revolta da camada social mais pobre da sociedade brasileira, com a forte participação da população negra.
O Brasil há muito tempo passou por um processo de branqueamento e elitização de sua sociedade, isso fica evidente na proclamação da República onde para escolher um herói escolheram Tiradentes, líder de uma revolta elitista, que não representava os ideais do povo, apenas da burguesia e elite.
O esquecimento da Revolta dos Alfaiates se dá principalmente por seu caráter popular, em busca do fim da escravidão e da desigualdade social, em uma sociedade que era e foi mantida por esses mesmos meios por muito tempo.
Saiba mais sobre "Revolta dos Alfaiates" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2111864
#SPJ3