Artes, perguntado por lucianocalvio20, 11 meses atrás

Por favor me ajudem!

Como a arte do Rococó era feita nas Igrejas de Minas Gerais?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliapadilha1
0

Resposta:

Durante o século XVIII, quando a Europa experimentou as concepções artísticas do neoclassicismo, a arte colonial mineira resistiu às inovações mantendo um barroco tardio, porém singular. A distância do litoral e as dificuldades de importação de materiais e técnicas construtivas possibilitaram a criação, em Minas Gerais, de uma arte diferenciada, marcada pelo regionalismo. A conformação urbana das vilas mineiras e a fé intimista em que cada fiel se relacionava com seu santo protetor viabilizaram uma forma de expressão única, definida como um gosto artístico e, mais do que isso, como um estilo de vida – um modo de ver, sentir e vivenciar a arte e a fé.

Nesse contexto, surgiram artistas que trabalharam a partir das condições materiais da região, adaptando os ideais artísticos à sua vivência cotidiana. O mulato Antônio Francisco Lisboa (1738-1814, dito “Aleijadinho”) e Manoel da Costa Ataíde (1762-1830) foram os expoentes máximos dessa arte adaptada ao ambiente tropical e ligada aos recursos e valores regionais. Aleijadinho introduziu a pedra-sabão em seus trabalhos escultóricos para substituir o mármore, ao passo que Ataíde criou pinturas similares aos apreciadíssimos azulejos portugueses, quando trabalharam juntos na igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. É nesse sentido que o barroco desenvolvido em Minas Gerais ganhou expressão particular no contexto brasileiro, firmando-se como um estilo diferenciado, o barroco mineiro

Explicação:

Perguntas interessantes