História, perguntado por carolinafaccion0, 8 meses atrás

por favor me ajudem ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lukuramoto
1

Resposta:

1 Ámon - O Oculto

Padroeiro da cidade de Tebas, Ámon era um dos deuses mais populares e poderosos do Egito. Era geralmente representado em uma forma humana, mas após o período conhecido como Novo Império (que se encerra no século XI a.C.) passou a ser retratado com cabeça de carneiro, simbolizando a fertilidade. Ámon significa "O Invisível", "O Oculto" ou "O Obscuro"

Ámon era o deus do ar e do Sol. Fazia parte da “Tríade Tebana”, junto com Mut e seu descendente Khonsu, o deus da lua. Como muitos outros antigos deuses egípcios que foram assimilados com suas versões regionais, Ámon foi fundido com Rá, tornando-se Ámon-Ra.

Ámon: o deus mais misterioso e poderoso do Antigo Egito

2 Mut - A Deusa Mãe, que significa “mãe” na língua egípcia, era uma das principais deusas tebanas, esposa de Ámon e mãe de Khonsu. Como mãe, exercia um papel protetor, seja nesta vida, seja no além, livrando as almas da opressão dos demônios.

Venerada como a grande mãe divina, Mut era geralmente descrita como uma mulher usando duas coroas na cabeça, representando o Alto e o Baixo Egito. Às vezes ela também era retratada com a cabeça ou corpo de um abutre, ou como uma vaca, pois posteriormente ela se fundiu com Hator, outra grande mãe divina que era geralmente representada como uma mulher com rosto e chifres de vaca

3 Osíris - Senhor dos Mortos era adorado no Egito como o deus da vida após a morte, visto que os egípcios acreditam na continuação da vida em outro plano.

Na mitologia egípcia, logo após a criação do mundo o deus da terra, Zeb, e a deusa do céu, Nut, geraram filhos. Entre eles, Osíris, que se tornou Governador da Terra. Ele se casou com sua irmã Ísis. Enciumado com o sucesso de seu governo, seu irmão Seth o assassinou. Porém, usando de mágica, Ísis conseguiu trazê-lo de volta a vida.

Hórus, seu filho com Ísis, foi o responsável por vingar sua morte. Seu herdeiro se tornou então o novo rei do Egito, enquanto Osíris desceu ao submundo, tornando-se Juiz e Senhor dos Mortos.

Quer saber mais sobre o mito de Osíris? Leia: A história de Osíris, Ísis e Hórus: como o mito influenciou a vida no antigo Egito

4 Seth - O Deus do Caos era o deus do deserto e das tempestades, que mais tarde também foi associado ao caos e à escuridão. Ele era descrito como um homem com cabeça de cão e cauda bifurcada, mas às vezes ele também era representado como porco, crocodilo, escorpião ou hipopótamo. É personagem importante da lenda de Osíris e Ísis, tendo sido ele o autor do primeiro assassinato do mundo.

Como resultado da crescente popularidade do culto a Osíris, Seth foi demonizado e suas imagens foram removidas dos templos. No entanto, em algumas partes do Antigo Egito ele continuou a ser adorado como uma das principais divindades

5 Ísis - A Deusa da Ressurreição era uma deusa muito adorada pelos egípcios. Talvez a mais popular dentre todos os deuses do panteão egípcio. Era conhecida como uma divindade extremamente altruísta e generosa, sempre disposta a atender as necessidades dos outros. Na mitologia, era mãe de Hórus e esposa e irmã de Osíris.

Quando seu marido foi assassinado por Seth, ela recolheu as partes do corpo de seu corpo e as uniu, trazendo-o de volta à vida. Assim, Ísis introduziu o conceito de ressurreição, que influenciou muitas religiões, incluindo o cristianismo

6 Hórus - O Restaurador da Ordem era um dos mais importantes deuses egípcios, filho de Osíris e Ísis. De acordo com o famoso mito, ele vingou o assassinato de seu pai, matando seu tio Seth e se tornando o novo rei do Egito. Assim, conseguiu restaurar a ordem no Egito.

Também adorado como o deus da luz e do céu, Hórus era geralmente descrito como uma criatura masculina com cabeça de falcão, usando uma coroa branca e vermelha.

Os antigos faraós egípcios legitimavam seus governos se apresentando para o povo como o Hórus encarnado.

Leia mais sobre o deus Hórus: Deus Hórus: a incrível história da divindade egípcia do céu e da luz

7 Anúbis - O Embalsamador Divino

Anúbis era um deus com cabeça de chacal e corpo de homem, responsável pelo reino dos mortos antes do assassinato de Osíris. Esse deus era conhecido por mumificar os mortos e orientar suas almas para a vida após a morte. Também era o guardião dos cemitérios e das múmias.

Anúbis era descendente de Rá e Néftis, e era representado com um tom de pele preto, simbolizando os depósitos escuros do Nilo, que garantiam o sucesso do cultivo no Egito. O preto também faz referência à cor que o corpo adquire no processo de mumificação.

Segundo a lenda, foi Anúbis o responsável por realizar a mumificação de Osíris, tornando-se o primeiro embalsamador.

Quer saber mais sobre o deus Anúbis? Então leia: Saiba quem é Anúbis, o deus egípcio que tem cabeça de chacal


carolinafaccion0: obg
Perguntas interessantes