Geografia, perguntado por vittoria1505, 10 meses atrás

♡♡♡♡♡♡Por favor me ajudeeeeee♡♡♡♡♡♡♡

As regiões hidrográficas do Brasil compõe-se de conjuntos de bacias hidrográficas, que formam-se pela ação das chuvas que deslizam de planaltos para regiões de planícies, formando rios que geralmente desaguam no oceano. Essas regiões hidrográficas possuem realidades distintas, como rios perenes, rios temporários, atividades dos 3 setores da economia, maiores ou menores índices de urbanização em suas bacias, dentre outros fenômenos e ações.

Uma ação antrópica em comum entre todas as regiões hidrográficas do Brasil é:


1-A navegação em todas as bacias hidrográficas das regiões.



2-A construção de usinas hidrelétricas em todas as bacias das regiões.



3-O extrativismo mineral como principal atividade.



4-O descarte de efluentes poluidores nas águas dos rios, seja de origem urbana, industrial ou extrativista.

Soluções para a tarefa

Respondido por gamercristian045
0

Resposta:

1 R=Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.

2 R correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.

3 R O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares. Os mais importantes são ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, além da prata e do ouro. A extração de minério, atualmente, é altamente mecanizada e sua exploração deixa marcas profundas na região onde acontece.

4 R De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela ONG SOS Mata Atlântica, o cenário não é nada favorável: apenas 11% dos rios brasileiros analisados foram considerados de boa qualidade, enquanto 35% receberam a classificação de “ruins” e 5% estavam em situação crítica. O restante, 49%, é considerado pela organização como regular.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO❤️

Perguntas interessantes