Por favor me ajude!
Soluções para a tarefa
Essa tipagem sanguínea testou os tipos sanguíneos mais importantes e conhecidos (mas não os únicos existentes): sistema ABO e sistema Rh.
O que você deve lembrar é que:
1- O sangue (os glóbulos vermelhos) pode conter proteínas específicas (determinadas geneticamente) chamadas aglutinogênios: A e B, no sistema ABO e fator Rh (ou D), no sistema Rh; é a presença, ou não, desses aglutinogênios que classifica o sangue em cada sistema: tipos A, B, AB ou O (= aglutinegênio A ou B ausentes), no sistema ABO, e Rh+ (fator presente) ou Rh- (fator ausente), no sistema Rh.
2- Os soros para testes contem as aglutininas que também são proteínas específicas do sangue (presentes no soro ou plasma sanguíneo). Aglutinogênios e aglutininas identificados pelo mesmo "nome" (A e anti-A, por exemplo) nunca podem estar presentes no sangue de um mesmo indivíduo. Se isso acontecer (numa transfusão inadequada, por exemplo), o sangue doado sofre uma reação de aglutinação (os glóbulos vermelhos começam a "grudar" uns nos outros e "entopem" capilares sanguíneos). Nos testes de tipagem, a aglutinação é visível a olho nu e indica onde havia o aglutinogênio de "mesmo nome", o qual indica o tipo de sangue.
a) Observe a lâmina de testes do pai: houve aglutinação onde foi colocado soro com anti-A e soro com anti-Rh. Portanto, o sangue do pai contém os aglutinogênios A e Rh, sendo dos tipos A e Rh+.
No sangue da mãe a aglutinação ocorreu somente onde se pingou soro com anti-B: sangue tipos B e Rh-.
No sangue da filha, sem aglutinação com os soros anti-A e anti-B (portanto não contém aglutinogênio A nem B) e aglutinação com o soro anti-Rh: sangue tipos O e Rh+.
A preferência para uma transfusão é que doador e receptor tenham o mesmo tipo sanguíneo. Se não for possível, ou numa emergência, o sangue ideal para ser doado (doador universal) é o que não possui aglutinogênios (O e Rh-) pois não haverá risco dos glóbulos vermelhos do sangue doado aglutinarem seja qual forem as aglutininas do receptor.
b) O pai poderá receber sangue apenas da filha porque ela é tipo O (sem aglutinogênios) e Rh+ (igual ao pai). A mãe não poderá doar apenas porque é tipo B (isto é, contém aglutininas anti-A em seu sangue). Quanto ao Rh, não haveria problemas.
c) A filha é tipo O Rh+ e os pais são A Rh+ e B Rh-. Os genes que determinam os sangues tipos A, B e Rh+ são dominantes em relação ao genes para sangues tipo O e Rh- (relembre a herança por genes alelos múltiplos). Sendo assim, se o pai for heterozigoto para os 2 sistemas (Iᵃi Rr) e a mãe for heterozigota para o sistema ABO (Iᵇi rr), é perfeitamente possível a filha ser desse casal. Mas como exame de sangue apenas exclui paternidade, apenas um teste de DNA não deixaria qualquer dúvida.
Demonstrando (resolvi os 2 sistemas em separado e apliquei a probabilidade):
Casal→ Iᵃi x Iᵇi Rr x rr
Gametas→ Iᵃ - i Iᵇ - i R - r r
Filhos possíveis → IᵃIᵇ - Iᵃi - Iᵇi - ii Rr - rr
Proporções→ ¹/₄ para cada tipo (AB, A, B e O) ¹/₂ Rh+ ¹/₂ Rh-
Probabilidade de ter filhos O e Rh+ (iiRr) → ¹/₄ x ¹/₂ = 1/8
Espero ter ajudado.