Biologia, perguntado por trelhagoncalvelariss, 1 ano atrás

Por Favor me ajude :(
1- No que o caminho da ciência se diferencia dos da filosofia e da religião?
2 - Qual a importância da Genética para a Humanidade?
3- (Unifaminas/2017 – Medicina) Hoje sabemos que o veículo da hereditariedade são os genes, mas mesmo antes dessa descoberta, as leis básicas da hereditariedade começaram a ser desvendadas por Mendel; porém, infelizmente, seu trabalho só recebeu a atenção que merecia após sua morte. Uma das razões do sucesso de suas pesquisas foi ter escolhido a ervilha-de--cheiro, pois essa espécie apresentava diversas vantagens e várias características facilmente observáveis. NÃO se refere a uma característica observada por Mendel em seus estudos:
( )a) Cor da vagem.
( )b) Posição da flor.
( )c) Forma da semente.
( )d) Tamanho da semente.
( )e) Todas as características citadas anteriormente
4- Faça um breve comparativo entre as teoria da Pangênese e da Epigênese

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabyy107
27

Espero ter ajudado :)

Resposta:

1-  Ciência: Métodos são imprescindíveis à ciência, garantem-lhe objetividade. Proposições científicas são juízos formulados a partir de métodos, que questionam o objeto segundo o que o sujeito observa, objetivamente.

Filosofia: Desde sua origem, a filosofia com sua visão crítica, quis responder à questão da verdade da vida. A religião sempre esteve atrelada à vida do homem, o que fez os filósofos,  de alguma forma, considerar a questão de Deus.

Religião: A religião é algo de constitutivo e expressivo em muitas culturas. É através dela que há uma transmutação do espaço, isto é, transcende-se o espaço físico com suas experiências espirituais. Também qualifica o tempo, dando-lhe a marca do sagrado. Toda a dinâmica da religião se baseia em um elemento mistérico: a fé.

Resumindo: A ciência surge a partir de análises científicas concretas, já a religião é a partir da fé e de suas crenças e a filosofia é quem tem sua visão mais crítica sobre tais parâmetros.

2-O avanço da genética tem contribuído de varias formas,como por exemplo,o estudo de problemas/doença , Na agricultura,o melhoramento genético vegetal, que torna a planta resistente a pragas, assim amenizamos a utilização de agrotóxicos que são prejudicais à nossa saúde.Também poderia utilizar o exemplo das impressões digitais,são únicas, cada individuo possui a sua o que facilita bastante na hora de desvendar crimes...Pois através da genética podemos compreender tudo isso.

3-  Resp.: D

Em seus estudos com ervilhas, Mendel analisou 7 características (uma de cada vez) para elaboração de suas leis sobre transmissão das características. Foram elas: altura da planta; cor da flor; disposição das flores no caule; textura da semente; cor da semente; textura da vagem; cor da vagem. O tamanho da semente não foi, portanto, uma característica estudada por Mendel.

4- Pangênese: foi uma teoria científica obsoleta sobre a hereditariedade articulada em profundidade por Charles Darwin em 1868. A idéia básica da pangênese remonta a pensadores pré-científicos como Hipócrates. Segundo esta teoria, as partes do organismo produziriam partículas denominadas "gêmulas" (novas gônodas) que eram direcionadas para as células germinativas. Durante a reprodução sexuada, havia a mistura das partículas provenientes do macho e da fêmea produzindo um novo organismo com características de ambos os progenitores.

Epigênese: A teoria da epigênese tenta explicar o desenvolvimento individual de um organismo e foi criada pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a partir de suas observações em embrião de galinha, por exemplo, onde ele viu que o animal gradualmente adquiriu forma. Essa teoria afirma que o desenvolvimento do embrião é dado por um zigoto amorfo, ou seja, sem forma ou diferenciação determinada. O filósofo considerava os pais como os "princípios geradores" e que cada organismo, individualmente, começa de novo. Assim, a epigênese acredita que o organismo não esta, formado no ovo fertilizado, mas sim, que ele cresce progressivamente a partir de alterações profundas que ocorrem durante a embriogênese.


trelhagoncalvelariss: obrigada
Respondido por crayzouxz
2

Resposta:

Letra (D)

Explicação:

O tamanho da semente não foi uma característica escolhida nos seus experimentos com as ervilhas.

(Explicação mais resumida!)

Perguntas interessantes