Geografia, perguntado por ju123456789012, 7 meses atrás

Por favor me ajudaaa

Leia o texto a seguir e responda as questões .



Arquipélago de São Pedro e São Paulo e sua riqueza natural



Há dois anos, São Pedro e São Paulo não passavam de um grupo de rochas esquecido no meio do Oceano Atlântico. Apenas o mago farol em ruínas indicava que o homem já tinha passado por ali. Nem mesmo na maioria dos mapas do Brasil as ilhas pareciam tão inóspitas e distantes estavam. Um belo dia o governo começou a voltar os olhos para além-mar e descobriu que aquele amontoado de rochedos poderia ser bem mais valioso do que se supunha. Até porque sua riqueza não estava aparente.



Embaixo d´água, dezenas de espécies de peixe já eram exploradas pelos pequenos pescadores que navegavam pelo lugar. O governo, contudo , queria explorar em escala maior. Nisso, esbarrava no fato de as ilhas estarem além da faixa de 200 milhas, um trecho ao longo da nossa costa para exploração econômica exclusiva do Brasil. Para ganhar mais 200 milhas em volta dos rochedos era preciso provar que eles também eram um pedaço do Brasil. Então tudo mudou. O que antes era Penedos de São Pedro e São Paulo virou arquipélago, ganhou estação de pesquisa e ocupação permanente. Hoje, quatro pesquisadores vivem no meio do Atlântico estudando o lugar no mais completo isolamento. Longe de casa, mas – agora sim – dentro do Brasil.



Viver nessas pedras não é fácil. Mesmo assim, há muita gente querendo conhecer o ponto mais inóspito do país. A única casa, porém, é tão pequena que só cabem quatro pessoas por vez. Nem daria mais: a área do arquipélago não ultrapassa o tamanho de quatro campos de futebol.



Dentro do oceano o mundo se torna exuberante e colorido. Peixes endêmicos, corais , raias e golfinhos nadam lado a lado com as pessoas. E também tubarões carnívoros. Guardados os risco, a fauna marinha de São Pedro e São Paulo é uma das mais ricas do Brasil. Por um simples fato: o lugar é o oásis no meio do deserto atlântico. Nas pedras, a solidão é arrebatadora. Mas na água, as espécies são tantas que se esquece que o continente está longe. No fim, essas 200 milhas a mais de mar acabam se tornando uma boa companhia.



Texto: Xavier Bartaburu. Por 200 milhas a mais, São Paulo, Peixes, 2004.









A – Qual é a importância do Arquipélago de São Pedro e São Paulo para o governo brasileiro ?



B – O que foi feito para agregar esse arquipélago ao território brasileiro ?



C – Qual é o tamanho aproximado das ilhas que compõem o arquipélago ?



D – Cite alguns exemplos da fauna presente no arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovic02
2

Resposta:

LETRA A: No Arquipélago de São Pedro e São Paulo o governo brasileiro implementou uma estação de pesquisas científicas que permite que possamos monitorar o clima e os mares do Oceano.

LETRA B: Em 1998, foi inaugurada a estação cientifica na ilha Belmonte, dando inicio ao Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (Proarquipélago) sob administração da Secretaria da Comissão interminestrial para os Recursos do Mar (SECIRM).

LETRA C: 627 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, 986 quilômetros do ponto mais próximo do continente e 987 km a partir de Natal, no estado do Rio Grande do Norte

LETRA D: Atobás, viuvinhas e os caranguejos, tubarões-baleia, tartarugas e raias jamanta.

Perguntas interessantes