**** POR FAVOR , É URGENTE ***
O trecho a seguir faz parte do conto “O alienista”, de Machado de Assis. Depois de ler o texto, julgue as afirmações como V (verdadeiras) ou F (falsas).
[...] O alienista disse-lhe confidencialmente que esse digno homem não estava no perfeito equilíbrio das faculdades mentais, à vista do modo como dissipara os cabedais que...
— Isso, não! isso, não! interrompeu a boa senhora com energia. Se ele gastou tão depressa o que recebeu, a culpa não é dele.
— Não?
— Não, senhor. Eu lhe digo como o negócio se passou. O defunto meu tio não era mau homem; mas quando estava furioso era capaz de nem tirar o chapéu ao Santíssimo. Ora, um dia, pouco tempo antes de morrer, descobriu que um escravo lhe roubara um boi; imagine como ficou.
A cara era um pimentão; todo ele tremia, a boca escumava; lembra-me como se fosse hoje. Então um homem feio, cabeludo, em mangas de camisa, chegou-se a ele e pediu água. Meu tio (Deus lhe fale n’alma!) respondeu que fosse beber ao rio ou ao inferno. [...]
A) No primeiro parágrafo do texto, há uma quebra de discurso pela interferência de outra voz.
B) No último parágrafo do texto, “lembra-me como se fosse hoje”, impera o discurso indireto, uma vez que o narrador reproduz o pensamento de um personagem.
C) Em “Isso, não! isso, não! interrompeu a boa senhora com energia”, temos um exemplo de discurso direto.
D) Em “O alienista disse-lhe confidencialmente que esse digno homem não estava no perfeito equilíbrio das faculdades mentais”, temos um exemplo de discurso indireto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
(v)
(f)
(v)
(v)
eu acho q essa e a resposta tomara q eu tenha ajudado
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás