por favor é urgente me ajudem a fazer redação com o tema:
o uso de aparelhos eletrônicos e suas implicações na vida da criança
Soluções para a tarefa
O uso de aparelhos eletrônicos tornou-se comum para sociedade contemporânea. O seu uso indevido por crianças, contudo, vêm preocupando tanto pais quanto profissionais da área da saúde, uma vez que, o uso destes aparelhos causam não só distanciamento entre pais e filhos, como também preijuízos a longo prazo.
É inegável o fato de que a internet é um artefato indispensável na vida de muitos brasileiros. Os pais quando ocupados utilizam desta rede para entreter os filhos, mas o que deveria ser raro, torna-se frequente fazendo com que a criança vicie, trocando as brincadeiras usuais pela internet, e inconscientemente, se distanciando de outras crianças e até mesmo dos próprios pais. Este distanciamento, muitas vezes imperceptível aos pais, geram problemas ainda mais graves como o isolamento da criança.
Cerca de 70% das crianças fazem uso da internet diariamente, e o contato que antes deveria ocorrer após 24 meses de vida, está permitido agora, aos 18 meses de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Além do distanciamento, problemas físicos também podem estar associados ao uso excessivo de celular desde cedo, como o prejuízo à vista, e de acordo ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problema de visão; um prejuízo geralmente irreversível.
É possível afirmar, portanto, que é necessário o uso moderado de aparelhos eletrônicos por crianças. Para isso é preciso uma ação conjunta do Ministério da Educação e da Saúde, para que os pais sejam alertados sobre os prejuízos que seus filhos podem estar submetidos, aproveitando da própria internet para a divulgação de uma campanha. Desta forma, o uso excessivo da internet será diminuído, e consequentemente, os prejuízos ligados à ele.
O uso excessivo de mídia digital e telas pode colocar crianças e adolescentes em risco de obesidade, problemas de sono, cyberbullying e desempenho negativo na escola.