Biologia, perguntado por Jesusnatasha, 10 meses atrás

POR FAVOR É PRA AMANHÃ

cite algumas formas de utilização de
raio x e raio infravermelho na medicina

Soluções para a tarefa

Respondido por yurilovegood21
1

A área da Medicina tem descoberto cada vez mais aplicações para o infravermelho. Uma delas é para a aplicação na pele, em tratamentos estéticos que servem para rejuvenescer a pele dos pacientes, chamada de fototerapia volumétrica. A aplicação na pele faz os tecidos mais internos da pele serem aquecidos, provocando a formação de “colágeno profundo” (substância responsável pela elasticidade da pele. Quando o colágeno vai diminuindo, as rugas vão aparecendo). Como as ondas são de frequência baixa, somente as camadas mais internas da pele conseguem senti-la, enquanto as partes mais externas são resfriadas durante o tratamento. O efeito dessa operação é imediato e, com o decorrer do tratamento, problemas como flacidez da pele, tanto da face como de outras partes do corpo, são resolvidos.

Outras aplicações, também no campo medicinal, é a aplicação em forma analgésica. Segundo algumas experiências realizadas na década de 80, ao ser aplicada a radiação infravermelha, regiões que causavam dor tiveram alívio depois do tratamento contínuo. Além da aplicação para redução de dores, é possível usar em casos de rigidez articular, machucados na pele, edemas e outros.

A rigidez de articulações tem vários fatores que podem estar envolvidos, como a atuação de nervos, músculos, além da própria articulação. Portanto, não há como definir, com certeza, em que ponto o infravermelho age para que haja essa redução. No entanto, uma aplicação de 45ºC sobre uma articulação rígida resulta numa diminuição de 20% dessa rigidez. Apesar de não ter ciência completa sobre a aplicação de infravermelho, alguns resultados já foram obtidos através dessa tecnologia. Nos casos de edema, a aplicação dessa radiação resulta num aquecimento de camadas mais internas da pele acelerando a circulação. Com isso, ajuda a reduzir a ação dos edemas.

Em casos de feridas na pele, o tratamento com radiação infravermelha é bastante proveitoso, especialmente nos casos de infecções. Sem essa radiação, o aquecimento dessas feridas resultaria também em suor ou água, o que beneficiaria as bactérias. Com o infravermelho, ocorre o aquecimento a seco, matando as bactérias e ainda acelerando a circulação de sangue e, assim, a cicatrização. Seu uso só não é recomendado para tratamento de feridas abertas pois, com o aquecimento, ocorre o ressecamento dos tecidos, inibindo a cicatrização.


Perguntas interessantes