por favor é para agora...
Diga se as afirmaçoes sao verdadeiras ou falsas corrigindo as falsas.
C. O estilo de Saramago distingue-se pelo facto de, na sua escrita, ele não usar qualquer tipo de pontuação.
D. No seu romance, Saramago denuncia sobretudo a ignorância e a mesquinhez do povo, em contraste com a clarividência e a humildade dos poderosos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C - VERDADEIRA
D - FALSA
Explicação:
C - O estilo saramaguiano é um "peculiar uso dos sinais de pontuação ou outras entropias sintácticas e semânticas". O escritor já explicou várias vezes esse processo. "Era como se eu lhes tivesse a contar a eles a história que eles me tinham contado. E, como você sabe, quando falamos, não usamos sinais de pontuação. Temos pausas [de respiração] e até, como eu digo nos meus livros, os dois únicos sinais de pontuação, o ponto e a vírgula, não são sinais de pontuação, são uma pausa, uma pausa breve e uma pausa longa. No fundo, como também digo muitas vezes, falar é fazer música"
D - Saramago tem uma extraordinária capacidade para descobrir sentidos novos e temas por inventar numa ficção e num teatro que se tornaram referências canônicas da nossa literatura, afirma por sua vez Carlos Reis. Saramago reclama a história, porque a chama de novo à nossa atenção, dando-lhe uma nova leitura. O Nobel português inventa fatos, mistura o maravilhoso com o empírico, o conhecimento do presente com o reconhecimento ou as novas versões do passado, diz Gusmão. Joga ironicamente a ficção contra o relato histórico, mostrando "como uma tradição e história dos pobres, dos explorados, oprimidos e vencidos se pode construir contra a história dos vencedores.