POR FAVOR É MUITO URGENTE ME AJUDEM A RESPONDER ESSA ATIVIDADE, POR FAVOR SE EU NÃO RESPONDER ESSA ATIVIDADE EU VOU TER QUE REPETIR DE ANO ENTÃO POR FAVOR NÃO ME DEIXEM FICAR EM RECUPERAÇÃO
POR FAVOR ME AJUDEM!!!
Obs: São dois Textos mais o primeiro texto tá na foto porque não coube na pergunta.
Texto II:
“A importância de Ouvir o Outro”
Em tempos de distanciamento físico, “realmente ouvir” o outro, torna-se ainda mais importante. Já parou para pensar sobre a necessidade de refinar a sua atitude de ouvir? Às vezes, estamos tão cheios do serviço home office que nem damos a devida atenção aos nossos de casa. Por outras vezes, o nosso falar ofusca a necessidade do dizer de alguém. Geralmente falamos muito, mas poucas vezes sabemos, de fato, escutar. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil.
Gostaria de citar um texto de um grande psicólogo, Carl Rogers. Ele fala sobre o ouvir. Trata-se de um trecho de uma palestra sobre comunicação, proferida para um público não especializado em psicologia. O texto faz parte do livro Um jeito de ser. E começa assim:
“O primeiro sentimento básico que gostaria de partilhar com vocês é a minha alegria quando consigo realmente ouvir alguém. Acho que esta característica talvez seja algo que me é inerente e já existia desde os tempos da escola primária. Por exemplo, lembro-me quando criança fazia uma pergunta e a professora dava uma ótima resposta, porém a uma pergunta inteiramente diferente. Nessas circunstâncias eu era dominado por um sentimento intenso de dor e angústia. Como reação, eu tinha vontade de dizer: “Mas você não a ouviu! ”. Sentia uma espécie de desespero infantil diante da falta de comunicação que era (e é) tão comum. ” (Rogers 1983, p. 4-5).
O fragmento acima traz uma reflexão sobre o que vem a ser o “realmente ouvir”. Percebe-se que a professora apenas ouviu o aluno, porém lhe respondeu automaticamente. Quantas vezes alguém tenta nos explicar algo e nós já apresentamos uma resposta pronta? Será que estamos dispostos a ouvir?
É muito comum darmos nossas opiniões sem ao menos escutar tudo o que o outro teria a dizer. Também é bem comum aproveitarmos o relato de uma pessoa para complementar com uma experiência própria. Tudo isso é algo muito distante da definição do “saber ouvir”. O Texto de Rogers ainda continua assim:
“Creio que sei por que me é gratificante ouvir alguém. Quando consigo realmente ouvir alguém, isso me coloca em contato com ele, isso enriquece minha vida. ” (Rogers, 1983)
Pensar acerca da figura do outro não deveria ser algo tão desafiador. Uma comunicação afetiva e efetiva requer a disposição para buscar entender e valorizar o verdadeiro significado contido no discurso do outro. Por isso, ouvir vem antes do falar, ouvir nos abre para relações mais consistentes.
Lembre-se: O que ouvimos traz uma particularidade do outro, não é apenas um mero falar. Saber ouvir é importante para fortalecer conexões e ainda melhorar a relação com quem nos cerca, além de ser uma grande oportunidade de crescimento pessoal.
Termino aqui com um trecho do belíssimo texto de Rubens Alves “A Escutatória”, que traz uma visão sábia e muito pertinente para os dias de hoje.
“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil…
Parafraseio o Alberto Caeiro: “Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma”. Daí a dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer… não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia”. Neto Andrade
Tendo como base, a sua Leitura, Interpretação e \Compreensão dos Textos acima, responda, de modo reflexivo; às Questões abaixo:
1)Segundo Lya Luft, "É preciso reinventar-se. E para isso, é preciso, primeiramente, pensar." Na sua opinião, como seria possível, para você, se reinventar? Por quê? Justifique sua resposta.
2) Segundo Neto Andrade, "O nosso falar ofusca a necessidade do dizer de alguém". Você concorda com essa afirmação? Por quê? Dê a sua opinião a respeito.
3) Retire, do Texto I, dois, três ou quatro trechos, que mais chamaram a sua atenção e comente sobre cada um deles; posicionando-se a respeito.
4) Na sua opinião, o que é mais importante: Pensar, antes de tomar qualquer decisão e/ou atitude? Ou ouvir a opinião de alguém, antes de pensar em tomar qualquer decisão? Por quê? Explique a sua opinião.
5) Escolha um dos dois Textos e elabore, com às suas palavras, um Comentário Crítico, sobre a Temática nele retratada. Mínimo: 28 Linhas. Dê um Título ao seu Texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Para reinventar-se é preciso pensar, ou seja, escutar nosso pensamento. Fazendo isso, vamos ver que a acomodação só leva à imobilidade, a uma vida sem lutas. Precisamos lutar pelos nossos ideais para sobreviver com dignidade, pois nada deve nos derrubar.
2.
Sim, concordo, porque ao falarmos demais, tiramos o direito do outro de dar sua opinião. Por isso a importância de ouvir é tão importante, e, às vezes, mais do que a de falar. Devemos ouvir o outro.
3.
"O que ouvimos traz uma particularidade do outro, não é apenas um mero falar."
(...) "a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer… não basta o silêncio de fora."(...)
Neto Andrade
▪︎Ouvir é muito importante. Ouvir para refletir só vai ajudar depois a expressarmos nossas dúvidas e certezas. Não ouvir o outro e atropelá-lo, não o deixando expor por completo seu pensamento, é falta de respeito com o outro e com nós mesmos.
Falta, hoje em dia, essa paz interior que nós leva a não ter esse tempo de espera, em ouvir o outro.
--------------
"(...) Hora de tirar os disfarces, tirar as máscaras e reavaliar, reavaliar-se."(...)
Lya Luft
▪︎É hora de pensarmos como estamos vivendo e o que significa viver. Estamos no caminho certo, ou temos que nos reiventar? Todos nós deveríamos ter esse momento: parar para refletir sobre a vida que estamos levando.
4.
Tem pessoas que têm uma necessidade de ouvir a opinião de outros para tomar uma decisão, mas outros preferem decidir sozinhos. Isso depende de cada um.
Acho importante pensar nos prós e contras numa decisão ou atitude importante. E, se tivermos dúvidas, devemos sim, pedir a opinião de alguém que nos ama e que amamos.
5.
A importância de ouvirmos o outro e nós mesmos.
Cada dia que passa, fica mais importante sabermos ouvir o outro, bem como os nossos pensamentos.
Temos notado que as pessoas, em diversos locais, não têm paciência de ouvir o outro. Seja na escola: professor e aluno, em casa: pais e filhos, no escritório: patrão e empregado ou em qualquer lugar.
As pessoas atropelam o outro antes dele responder e vão falando, falando. Além de falta de educação, é um desrespeito com elas mesmas, pois a conversa não flui e nada se resolve. Não se chega a um denominador comum.
Enquanto o outro fala, devemos pensar no que ele está dizendo e conseguir chegar numa conclusão, se estou ou não concordando com aquilo. E, no tempo certo, vamos expor nossa opinião.
Tudo vai se encaminhar melhor assim.
O pensamento também é muito importante, principalmente, quando pensamos, de maneira isolada, em nosso íntimo.
Deixamos, então cair máscaras e disfarces e somos nós mesmos. Dessa maneira, podemos nos reinventar e darmos a volta por cima. Com certeza, seremos mais felizes.
.