ENEM, perguntado por santosketlyn505, 9 meses atrás

POR FAVOR DE PRESCISO DISSO PARA A AMANHÃ
como são tratados os imigrantes no Brasil ? Eles tem assistidos e participado da vida social, econômica, cultural e politica do local onde vivem? Consquitaram direitos à cidadania brasileira? Sofrem discriminações? Trouxeram contribuições culturais para a região onde vivem?
POR FAVOR DE PRESCISO DISSO PARA A AMANHÃ

Soluções para a tarefa

Respondido por eloisagoldoni19
1

Resposta:

1R:A história sempre narrou diversos ciclos de imigrações para o Brasil, seja durante o período de colonização, seja durante os tempos posteriores. No entanto, podemos dizer que o Brasil vive um novo momento no que diz respeito ao tema das imigrações internacionais. Ao longo dos últimos anos, houve um movimento crescente de grupos estrangeiros no Brasil, advindos tanto de países desenvolvidos quanto de países subdesenvolvidos. Isso demanda maiores esforços das autoridades para atender as necessidades básicas desses povos, a fim de que condições básicas de direitos humanos sejam cumpridas.

2R:O conceito de exclusão social representou para o mundo ocidental, no alvor dos anos 1980, uma resposta face ao crescendo de divisões, fracturas e desigualdades sociais, e que tinham expressão e visibilidade acrescidas na cidade. O novo milénio trouxe consigo a inclusão social enquanto resposta e não alternativa à exclusão. Esta mudança paradigmática compagina a importância do conhecimento em sentido amplo e tem inerente um reconhecimento do conhecimento implícito e tácito imanente das práticas dos atores sociais, das comunidades e das instituições inscritas numa perspectiva de inovação e de justiça social.

3R:Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Segundo o sociólogo britânico T.H.Marshall , a cidadania moderna é um conjunto de direitos e obrigações que compreendem três grupos de direitos. Essa teoria de Marshall é particularmente aplicável nos processos de democratização do estado liberal em que um desses grupos de direitos tiveram sua predominância.

4R:As mulheres saíram nas ruas em busca de igualdade profissional e travaram uma luta contra o preconceito e a discriminação social. Os números da atualidade paulista revelam mesmo que a batalha das mulheres tem muitos obstáculos a vencer. Segundo o estudo realizado pelo serviço de apoio às vítimas de violência da cidade de São Paulo a maioria das denúncias é das mulheres e dentre elas, 25,33% são estudantes e 23,01% possuem entre 0 e 10 anos. A dificuldade aparece também para ingressar ou iniciar um serviço.

A médica Luizemir Lago sofreu para conseguir colocar seus planos em prática. Ela decidiu criar uma casa de apoio para usuários e dependentes de drogas e álcool e escolheu um local crítico do bairro da região central da capital para abrigar a instituição. «Conseguir implantar um plano de ações sociais e de saúde para usuários de drogas, localizado em uma área que até é foi batizada como Cracolândia, não foi uma tarefa simples. Porém, conquistei o respeito e a confiança da comunidade através do trabalho e hoje o Centro completa três anos e é coordenado por 18 pessoas, sendo que 15 são mulheres», disse a médica.

A valorização do trabalho feminino, a igualdade aos privilégios e gratificações dos empregos dos homens e o fim da violência física e moral são os três principais objetivos das entidades feministas que defendem as mulheres contemporâneas. O evento foi organizado pela Organização Não Governamental União das Mulheres Brasileiras , com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres de São Paulo, e irá reunir representantes de todos os estados brasileiros. A assessoria de Imprensa da UMB informou que o objetivo «é traçar as novas diretrizes das políticas públicas para a população feminina do Brasil e definir ações homogenias em todo território nacional para mobilizar o poder público e alcançar as metas estabelecidas.

5R:A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.

As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa . Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.

Explicação:

espero ter ajudado e se pooder me seguir no insta @eloisa_goldoni

eu agradeço ^^


santosketlyn505: MUITO OBRIGADO MESMO <3
eloisagoldoni19: dnd
Perguntas interessantes