POR FAVOR ALGUÉM PODE MIM AJUDAR???DESDE JÁ AGRADEÇO
)
Veja a análise realizada pelo historiador Fernando S. Jesus sobre um livro didático de História:
Dessa maneira a identidade que aqui discutimos está pautada em como se constrói e se assimilam as normas de sociabilidade, pois nas imagens encontradas sobre os negros no livro faz com que se internalize uma construção pejorativa sobre a condição social do negro, que não é apresentado em momento de reivindicação ou em nenhuma posição de tomada de decisão da sociedade, quando sabemos que esse grupo racial participa (ou) ativamente de toda construção histórica na nação. (JESUS, F. S. O "Negro" No Livro Didático De História Do Ensino Médio e a Lei 10.639/03. In. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 141-171, jan./jun. 2012)
A partir do excerto e dos estudos da web aula 01, podemos refletir sobre a representação da população negra nas obras didáticas. Analise as afirmações e indique V para verdadeiro e F para falso:
( ) A partir da lei 10.639/03 surgiu a exigência de reformulações nos procedimentos metodológicos para a elaboração dos livros didáticos, no entanto, ainda encontramos a visão tradicional que dá ênfase na participação da população negra na história do Brasil, na condição de subjugados e oprimidos.
( ) A representação nos livros didáticos dos sujeitos que compõem a sociedade brasileira passou a agregar as diferentes matrizes étnicas que fazem parte da nossa história. Ainda assim, por se tratar de uma perspectiva consolidada historicamente, não ocorreu a superação efetiva do eurocentrismo nessas representações.
( ) A representação da população negra nos materiais didáticos manteve-se próxima da realidade social brasileira, visto que destinou espaço amplo e diversificado às contribuições dessa parcela da sociedade brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V –V – V.
b)
F – F – F.
c)
V – F – V.
d)
F – V – F.
e)
V – V – F.
Alternativa assinalada
3)
Leia o excerto com atenção
"É fato que os direitos culturais e a criminalização da discriminação contra os afrodescendentes atendem a aspectos referentes à proteção de pessoas e grupos pertencentes às minorias étnicas e culturais. Portanto, para contribuir com a superação da discriminação e a construção de uma sociedade justa, livre e fraterna, é necessário cuidar do campo social, a fim de se pensar na formação de novos comportamentos e atitudes, novos vínculos, em relação àqueles que historicamente foram alvos de injustiças, que se manifestam no cotidiano. "
(SILVA, Iraneide Soares. As inquietações no currículo educacional a partir da lei 10.639/03. In. Revista Padê, Brasília, v. 1, n. 2, 2007)
O excerto acima refere-se a importância histórica da aprovação da lei 10.639/03. Sobre a lei, analise as afirmações a seguir:
I – A lei determina a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afrobrasileira apenas nos estabelecimentos de ensino público do país. Os estabelecimentos particulares possuem autonomia quanto sua organização curricular.
II – Trata-se de uma lei que visa a valorização da participação da população negra na sociedade brasileira, no desenvolvimento econômico do país, assim como suas contribuições nas esferas políticas e culturais.
III – Dentre os objetivos da lei sancionada temos: valorização da identidade negra e a superação do racismo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
I e II.
e)
II e III.
Soluções para a tarefa
a) V –V – V.
b) F – F – F.
c) V – F – V.
d) F – V – F.
e) V – V – F.
De acordo com as alternativas, a resposta correta está na letra B.
A afirmativa I aponta que nos livros didáticos, ainda encontra-se a visão tradicional da população negra, o que é incorreto, visto que por conta da lei em questão, a diversidade cultural mostrou-se presente.
Já a afirmativa II aponta que o eurocentrismo ainda impera dentro dos livros didáticos, o que pode ser refutado pelo fato de que os materiais cada vez mais estão polarizados entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, de um modo geral.
Por fim, a afirmativa III reitera que a população negra está representada de forma conscientizada nos materiais didáticos, o que também encontra-se incorreto, já que os livros ainda apresentam uma certa carga de preconceito dependendo dos autores.