por favor, alguém pode me explicar o que é objeto direto, objetivo indireto, verbo transitivo direto e indireto e verbo intransitivo.
Soluções para a tarefa
Olá, é bem tranquilo de entender, vamos lá:
Objeto Direto: É o complemento do verbo que não exige preposição.
Ex: Pedro trocou a bola e o carrinho (Parte grifada é meu objeto direto)
Observe que o Objeto Direto está complementando a ação do verbo "trocar". E para você identificar se o objeto é direto ou indireto, basta fazer a pergunta para o verbo: Pedro trocou, quem troca, troca algo, troca alguma coisa. Observe que o verbo não pede preposição nenhum, logo ele será um Objeto direto.
Objeto Indireto: É o complemento do verbo que nesse caso ele exige a preposição.
Ex: Pedro necessitava de ajuda
Observe que o Objeto Indireto está complementando a ação do verbo "necessitar". Mas nesse caso, quando você pergunta para o verbo: Quem necessita, necessita DE alguma coisa, necessita DE algo... Nesse caso, o verbo exige que ele tenha a preposição DE, então todo o seu complemento vai ser um objeto indireto.
Verbo transitivo Direto e Indireto: Lembra que falamos do Objeto Direto? Pois é, sempre que o complemento do verbo for um objeto direto, logo o verbo vai ser transitivo direto. E o mesmo vale para o Objeto Indireto, sempre que o complemento for objeto indireto, o verbo vai ser transitivo Indireto.
A peça fundamental é sempre fazer a pergunta para o verbo:
Pedro matou - Quem mata, mata alguém, mata alguma coisa... (sem preposição = sem objeto indireto, e se não é objeto indireto, vai ser direto, e se for objeto direto, logo o verbo vai ser transitivo direto)
Pedro acredita - Quem acredita, acredita EM alguma coisa... (Se tem Preposição = Tem Objeto Indireto, e se tem objeto indireto, o verbo vai ser transitivo Indireto)
Verbo Intransitivo: É aquele verbo que não necessita de complemento, que se eu falar a oração, você vai me compreender.
Ex: Pedro caiu
Eu não preciso falar que Pedro caiu de algum lugar, ou de alguma coisa, eu apenas falei que Pedro caiu e quem recebeu minha mensagem entendeu perfeitamente o que eu disse.
E lembrando: Análise sintática cada caso é um caso, não é que o verbo seja Verbo Transitivo Direto em uma frase, que ele não pode ser intransitivo em outra. Temos sempre que analisar a oração, porque em uma oração ele pode ser Verbo transitivo direto, verbo transitivo Indireto ou verbo Intransitivo, cada caso é um caso ok?
No mais é isso, espero ter ajudado...
Bons estudos