POR FAVOR ALGUÉM ME RESPONDE ESSA PERGUNTA
A organização de uma homenagem ao ex-presidente Augusto Pinochet (1973- 1990) no próximo dia 10 gerou protestos no Chile e reações de movimentos sociais e de defesa dos direitos humanos, assim como protestos no Parlamento. A organização não governamental (ONG) Corporação para a Defesa dos Direitos do Povo fez uma manifestação em frente ao Teatro Caupolicán de Santiago, capital chilena, onde o evento deve ocorrer. O governo do general Pinochet foi considerado um dos mais duros na América Latina. Por 23 anos, o Chile ficou sob uma ditadura. Os casos de mortos e desaparecidos políticos são temas presentes na política nacional. A ex-presidenta chilena Michelle Bachelet, que antecedeu o atual presidente Sebastián Piñera, perdeu o pai, assassinado durante a ditadura Pinochet.
(Carta Capital, 30/5/2012).
A partir da notícia, é correto afirmar que:
(A) o caso chileno mostra a dificuldade de algumas sociedades latino-americanas em construir consensos em torno da história e da memória de seus recentes regimes ditatoriais.
(B)
a brutalidade do regime de Pinochet é reconhecida até mesmo por seus atuais seguidores, que tratam de valorizar apenas alguns aspectos de seu governo.
(C)
o Chile atual oferece um contraste em relação a países como o Brasil e a Argentina, que lidaram de modo mais crítico com a herança de suas recentes ditaduras, inclusive com amplas condenações jurídicas de agentes do Estado.
(D)
o Chile, por ser o único país da América do Sul a reconhecer oficialmente seus mortos e desaparecidos durante uma ditadura recente, pôde eleger posteriormente apenas presidentes perseguidos pelo antigo regime.
(E)
o Chile construiu um consenso social em torno da positividade da herança do governo de Pinochet, inclusive por ser governado atualmente por um presidente pinochetista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
A resposta correta é a. A
Belinhas2016:
Será que está certo porque preciso muito acertar
Respondido por
47
A é verdadeira. Como sugere o texto, mesmo em casos de brutais violações dos direitos humanos, como aqueles realizados pela ditadura de Pinochet, algumas pessoas insistem em defendê-lo.
B é falsa, pois os defensores de Pinochet negam que estes atos brutais tenham ocorrido.
C é falsa, pois no Brasil houve anistia aos torturadores da ditadura, não condenação jurídica.
D é falsa, pois o Brasil e Argentina também reconhecem os mortos e desaparecidos na ditadura.
E é falsa, pois a maior parte da população vê (corretamente) como algo terrível na história do país, não como algo positivo.
Perguntas interessantes