Português, perguntado por joaovitorsantoscosta, 7 meses atrás

por favor alguém me ajuda a fazer esse trabalho?!

trabalho sobre as figuras se linguagem.* figuras de pensamento. * figuras de palavra. * figuras de contribuição. * figuras de sonoridade.​


w4ry: oq exatamente vc quer?
w4ry: a definição de cada um?
joaovitorsantoscosta: explicando cada um e para q serve
w4ry: ok
isabellegodoy12: agora figuras de contribuição que eu não entendi
joaovitorsantoscosta: nossa muito obrigado mesmo ajudou muito mesmo
isabellegodoy12: por nada ; )

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellegodoy12
1

Resposta:

Figuras de Linguagem

Também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.

Dependendo da sua função, elas são classificadas em:

Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

Figuras de pensamentos

Quando alteramos o campo semântico e os sentidos das palavras e expressões, criamos as Figuras de Pensamento, uma das quatro classificações das Figuras de Linguagem. As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

A ironia é um recurso de linguagem que gera efeitos de sentido opostos às palavras e/ou expressões daqueles que utilizamos habitualmente.

As figuras de palavras

Ou semânticas consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado, isto é, que extrapola o significado original das palavras. São exemplos desse tipo de figuras:

metáfora,  metonímia,  comparação,  catacrese,  sinestesia,  antonomásia , perífrase.

Figuras de Som

Ou de Harmonia correspondem a uma categoria das figuras de linguagem associadas à sonoridade.  Elas valorizam a expressividade do texto, por meio da sonoridade, ou seja, da repetição de sons.  Do castelhano, a palavra “assonância” corresponde ao acordo de sons, sendo uma figura de linguagem que ocorre por meio da repetição de vogais.

Respondido por w4ry
2

Figuras de pensamento: são utilizadas para produzir maior expressividade à comunicação, as figuras de pensamento trabalham com a combinação de ideias, pensamentos. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.

Figuras de palavras: enfatizam o aspecto semântico da linguagem, através da comparação, substituição e associação de palavras. Figuras de palavras ou semânticas consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado, isto é, que extrapola o significado original das palavras. São elas: metáfora, metonímia, comparação, catacrese, sinestesia, antonomásia, perífrase.

Figuras de contribuição:  Não seria "figuras de construção (ou Sintaxe)? Enfim, são utilizadas para modificar um período, ou seja, interferem na estrutura gramatical da frase, com o intuito de oferecer maior expressividade ao texto.  Assim, as figuras de sintaxe operam de diversas maneiras na frase, seja na inversão, repetição ou na omissão dos termos. São elas: hipérbato, elipse, zeugma, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, anáfora, silepse.

Figuras de sonoridade: O emprego das figuras sonoras tem como principal objetivo explorar a musicalidade presente nas palavras, especialmente quando essas se combinam a outras, produzindo efeito não apenas sonoro, mas também de sentido, despertando diferentes sensações no leitor ao conferir à palavra escrita um caráter sinestésico. São elas: aliteração, assonância, onomatopéia e paronomásia.

Espero ter ajudado. ^^

Perguntas interessantes