Português, perguntado por Helen0815, 1 ano atrás

POR FAVOR ALGUEM ME AJUDA A FAZER ESSE EXERCICIO DE LITERATURA?
que alguem me ajudasse ! A pergunta é sobre a obra de Camilo Castelo Branco "Amor de perdiçao"

1)Teresa pede a Simão que aceite ficar dez anos preso em Portugal , em vez de dez anos exilado na Africa. Que razoes levam a moça a pensar desse modo ?

2)A heroina romantica é vista sob duplo enfoque : de um lado, certa fragilidade; de outro, a coragem ea persistencia . Que elementos da caracterização de Teresa comprovam essa afirmação?

3)Simão , em sua carta, afirma : "E,se não,morre,Teresa , que a felicidade é a morte , é o desfazerem-se em pó as fibras laceradas pela dor , é o esquecimento que salva das injurias a memória dos padecentes".

a) Verifica-se , nesse excerto, um posicionamento tipicamente romantico de Simão diante da morte .Explicite-o , comentando o significado da morte para a personagem.

b) O romantismo apresenta um gosto acentuado pela linguagem figurada e metafórica. Identifique , no texto, esse procedimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
73
1. Pelo contexto da obra, acredito que esse pedido de Teresa se deve ao fato de manter Simão próximo a ela. Ele a esperaria na cadeia. O exílio manteria o casal muito distante um do outro.

2. É apenas uma jovem de 15 anos, na flor da idade, aparentando ser frágil. A sua coragem e persistência se revelam quando decide enfrentar a todos em nome do amor que nutria por Simão.

3. a) Para o personagem, a morte seria uma espécie de sublimação, purificação do amor. É através do sofrimento e da morte que o amor é conquistado, pois ambo (Simão e Tereza) estariam juntos no plano espiritual.

b) Podemos perceber a linguagem metafórica especialmente na intensificação da expressão dos sentimentos entre os amantes.


Espero ter ajudado.
Respondido por nicolyymachado
1

Resposta:

1) O pedido de Teresa se deve ao fato de manter Simão próximo a ela, pois ele a esperaria na cadeia, e até esse período acabar o pai dela já teria morrido e talvez assim, eles poderiam casar, já o exílio manteria o casal muito distante um do outro e provavelmente nunca mais iriam se encontrar ou achar alguma memória dela.

2) Sua fragilidade é expressa no fato de ter apenas 15 anos e uma saúde aparentemente frágil com ânsias e palidez, e mesmo assim ela se mostra corajosa e persistente quando decide enfrentar a todos pelo amor que sentia por Simão.

3) a)  Para a personagem, a morte seria como um esquecimento de todas as coisas ruins que passaram na vida terrena, seria um lugar de paz e purificação do amor, onde através do sofrimento e da morte que o amor é conquistado, pois na visão da personagem, Simão e Teresa estariam juntos no plano espiritual.

b) A linguagem figurada e metafórica é bem explícita na intensificação das expressões dos sentimentos entre os amantes, como no trecho:

"Morrerei, Simão, morrerei. Perdoa tu ao meu destino... Perdi-te... Bem sabes que sorte eu queria dar-te... e morro, porque não posso, nem poderei jamais resgatar-te. Se podes, vive; não te peço que morra, Simão; quero que vivas para me chorares.”

Perguntas interessantes