Português, perguntado por mariaclaramenezessan, 1 ano atrás

Por favor algm faz uma redação sobre o tema feminicídio

Redação
Tema: feminicídio


samarabraga07531: Tem mínimo ou máximo de linhas?
mariaclaramenezessan: Não
samarabraga07531: ok
mariaclaramenezessan: Oie, será q tem como vc apagar a redação pra minha prof n ver KKKK?

Soluções para a tarefa

Respondido por samarabraga07531
43

(Título de sua escolha)

Apesar de tantos anos o "machismo" ainda está presente nos dias de hoje, tanto em comentarios fúteis, tanto no assédio as mulheres.

O que é Feminicídio?

É o homicídio proposital,cometido por homens, simplesmente pelo fato de ser mulher.

Definido tambémpor agressões físicas,verbais e psicológicas.

Mas por que isso acontece?

Acontece simplesmente pelo fato de o homem se sentir mais poderoso, forte e importante que a mulher, para eles as mulheres foram criadas para servir aos homens e que eles podem tratar elas do jeito que eles querem, pensamento esse de 1800 d.C.

Feminicídio nos dias de hoje

A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.

Em razão dos altíssimos índices de crimes cometidos contra as mulheres que fazem o Brasil assumir o quinto lugar no ranking mundial da violência contra a mulher, há a necessidade urgente de leis que tratem com rigidez tal tipo de crime. Dados do Mapa da Violência revelam que, somente em 2017, ocorreram mais de 60 mil estupros no Brasil. Além disso, a nossa cultura ainda se conforma com a discriminação da mulher por meio da prática, expressa ou velada, da misoginia e do patriarcalismo. Isso causa a objetificação da mulher, o que resulta, em casos mais graves, no feminicídio.

A imensa quantidade de crimes cometidos contra as mulheres e os altos índices de feminicídio apresentam justificativas suficientes para a implantação da lei 13.104/15. Além disso, são necessárias políticas públicas que promovam a igualdade de gênero por meio da educação, da valorização da mulher e da fiscalização das leis vigentes.

O patriarcalismo e a misoginia são fatores por trás dos altos índices de violência contra a mulher no Brasil.

Espero ter Ajudado ;)

Respondido por moniquemartins359778
6

O conceito de entropia, da física, mensura o grau de desordem em um sistema. No entanto, fora das ciências da natureza, no que concerne o feminicídio, percebe-se a configuração de um problema entrópico, em virtude do caos presente na questão. Nesse contexto, torna-se necessário o debate acerca das altas taxas de feminicídio no Brasil.

 

A princípio, é imperioso destacar que, em função da morosidade legal, amplia-se a ousadias dos assassinos. Segundo Michel Focault, o dever do Estado é administrar a disposição certa das coisas pela manutenção do bem-estar social. Todavia, observa-se a omissão dessa tarefa estatal pela falha da justiça feminina, consequentemente se eleva a audácia dos agressores – conforme o Mapa da Violência, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Desse modo, é inegável que a rejeição a uma penalidade severa deve ser desconstruída, sob pena da continuidade e do aumento do feminicídio brasileiro.

 

Além disso, é relevante ressaltar o histórico sociocultural do Brasil. A respeito disso, é válido mencionar a era do açúcar no nordeste, no qual o senhor de engenho era dono das terras, escravos e de sua mulher. Hodiernamente, em detrimento do patriarcalismo, a sociedade define a mulher como inferior e subordinada ao sexo masculino e, por isso, evidencia-se a naturalidade da prática do feminicídio. Dessa forma, a sociedade deve lutar pela desconstrução do machismo enraizado que dissemina uma herança negativa do poder do homem sobre a mulher contemporânea.

 

É evidente, portanto, que são necessárias medidas para amenizar o feminicídio na sociedade brasileira. Para a implementação da melhoria do complexo penal brasileiro, urge que o Poder Legislativo, pelo intermédio do seu poder sobre as leis, amplie as penalidade sobre o crime do feminicídio, a fim de impedir assassinatos pelo medo judiciário. Outrossim, é vital que a indústria cinematográfica, por meio de filmes e séries, dissemine documentários que mostre a luta feminina contra o machismo e o feminicídio brasileiro, com o objetivo de conscientizar a população da necessidade do respeito físico e psicológico das mulheres. Somente assim, o assassinato feminino não será um problema entrópico no Brasil.

Perguntas interessantes